Olhar Direto

Quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

atuação

Após morte de detento, polícias prenderam 77 membros de facção criminosa

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Após morte de detento, polícias prenderam 77 membros de facção criminosa
Pelo menos 77 membros de facção criminosa foram presos, após a morte do detento Jesuíno Cândido da Cruz, de 27 anos, durante um motim na Penitenciária Central do Estado (PCE), em março deste ano. As informações foram dadas pelo secretário de Segurança Pública (Sesp) Gustavo Garcia, durante coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (24), para divulgar dados da operação "Panóptico Integrada - Fase 2".


Leia mais: 
Dois são presos e mulher é conduzida em operação contra membros de facções; veja vídeo

A morte de Jesuíno resultou em uma série de atentados a agentes penitenciários. Inclusive, também circularam áudios que ordenavam um ‘salve geral’. Durante o período de dois meses, 56 prisões foram realizadas pela Polícia Civil e 21 pela Militar.
 
Nesta manhã foram presos Caio Afonso Aparecido da Silva Soares, de 22 anos, e Marcos da Silva Marques, de 37 anos, e a jovem de 26 anos, M.E.P.S., por ter um mandado de prisão em aberto. 
 
A operação tem como objetivo cumprir 13 mandados de busca e apreensão, em continuidade ao trabalho de repressão a facções criminosas. As ordens, expedidas pela Vara do Crime Organizado (7ª Vara). As ordens judiciais são cumpridas em endereços residenciais nos bairros CPA (setores I, II, III e IV), Jardim Umuarama, Jardim Brasil, Altos da Serra, Jardim Florianópolis e Jardim Milênio, todos localizados em Cuiabá. 
 
"Estamos potencializando  nossas forças operacionais, incluindo todo o sistema de segurança pública estadual, sistema penitenciário, o Ministério Público, o Poder Judiciário, e agora a Polícia Federal, para trabalhos conjuntos em resposta às ações da criminalidade organizada", afirmou o secretário de Segurança Pública, Gustavo Francisco Garcia.
 
“Nós identificamos dois indivíduos faccionados, que foram conduzidos ao GCCO, e autuados em flagrantes. Desde início deste ano, já cumprimos 54 mandados de prisão relacionados a membros de facção. Seja por salve, ou por integrar a facção”, afirmou o delegado da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Diogo Santana Souza.

Panóptico - significa construção, cuja estrutura faz com que se consiga observar a totalidade da sua superfície interior a partir de um único ponto. O termo foi utilizado pelo filósofo e jurista inglês Jeremy Benthan em 1785, para designar um modelo de penitenciária ideal.

Morte do detento 

Presos da Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá, iniciaram um motim no dia 20 de março, e Jesuíno Cândido da Cruz, de 27 anos, acabou morto. O presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen) afirmou que houve um morto e suspeita que o motivo do motim seria por causa de uma revista que foi realizada hoje pela manhã. Nesta revista os agentes penitenciários encontraram: 78 parelhos de celular, 290 trouxinha de maconha, 5 facas artesanais, 15 xuxos (arma artesanal), 18 fones de ouvido, 1,6kg de cocaína, 2,74kg de outros entorpecentes e 30 carregadores de celular.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet