Olhar Direto

Quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Acalorada

Disputa pela Presidência do Creci termina em troca de acusações e BO por ameaça

Foto: Reprodução

Disputa pela Presidência do Creci termina em troca de acusações e BO por ameaça
Carlos Alberto de Oliveira, membro de uma das chapas que concorrem à presidência do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Mato Grosso (Creci-MT), se envolveu em uma discussão com um dos membros da chapa concorrente, o primeiro secretário da atual gestão, Claudecir Roque Contreras, após compartilhar uma foto da sede do Creci em Sinop, e questionar de quem seriam as empresas que funcionam no mesmo local. Claudecir, dono de uma das empresas em questão, se irritou e os dois começaram a trocar acusações. Um boletim de ocorrências foi registrado.


Leia mais:
Creci-MT firma parceria com Prefeitura para estimular pagamentos de tributos do mercado imobiliário
 
O desentendimento começou depois que Carlos Alberto compartilhou em um grupo de Whatsapp uma foto da sede do Creci em Sinop, onde embaixo funciona um escritório de advocacia e uma imobiliária, esta de propriedade de Claudecir e sua irmã. Carlos Alberto questionou quem seriam os donos da empresa, se seriam de membros da diretoria da atual gestão. Claudecir então teria se irritado e partido para ofensas.

“Eu fiz apenas um questionamento, recebi a foto e perguntei onde ficava, isso não dá o direito a ele de me ofender e ameaçar. E a chapa deles tem muitos pontos que não concordo também, eles fazem ofensas aos mais velhos, quem atuou lá antes deles, como se só a partir da gestão atual as coisas começaram a acontecer, o que não é verdade”, disse Carlos Alberto.

Em áudios no grupo do Whatsapp os dois membros das chapas concorrentes começaram a trocar acusações. Claudecir chega a ofender Carlos Alberto e disse que ele iria responder pelo que falou.

“Estou falando com você como homem, não como primeiro secretário, não se esconda, você vai responder por homem. Você falou, você fez uma montagem fajuta em cima da minha empresa que eu pago devidamente o aluguel, e se referiu a mim e minha irmã, os donos, de maneira pejorativa, você vai responder por isso, você está se comportando como um verdadeiro bosta, eu vou te ensinar a ser homem, porque você está mexendo com homem e não com moleque. Quer conversar comigo, conversa politicamente, pessoalmente não, você não tem este direito”, disse o primeiro secretário.

Em resposta, Carlos Alberto disse apenas que fez um questionamento e disse perceber as mentiras ditas por Claudecir.

“Eu recebi a foto e perguntei de quem era, agora se está a fachada do Creci, o advogado do Creci e da empresa que é de vocês, eu perguntei de onde era, certo? Eu não acho certo, você está usando a máquina, você está desesperado, calma. Você está em plena campanha eleitoral falando merda, fazendo merda, mentira é o seu padrão. Desde o início eu bati nas suas mentiras, que você veio denegrindo a imagem dos corretores que pela casa passaram, todos, chamando de velho. A sua campanha anterior foi preconceituosa, chamando as pessoas com mais idade de você de velhos, você não ter vergonha na cara?”, disse no áudio.

Carlos Alberto então registrou um boletim de ocorrências online e disse que o documento deve ser encaminhado ao Ministério Público hoje.
 
Disputa eleitoral

A Chapa 1 “Creci Renovado” é liderada pelo atual presidente da instituição que tenta a reeleição, o professor e corretor de imóveis Benedito Ódario Conceição e Silva. A Chapa 2 “TRADIÇÃO E TRABALHO” é encabeçada por Carlos Alberto Lúcio da Silva, expresidente da entidade, exercendo sua gestão entre os anos de 2007 a 2009.

A disputa pela instituição começou acirrada antes mesmo da composição das Chapas, inicialmente com embates administrativos contra o COFECI (Conselho Federal de Corretores deImóvel) e posteriormente judicial, com uma Ação Ordinária com pedido de tutela provisória de urgência ajuizada pelo candidato da Chapa 2, Carlos Alberto Lúcio da Silva  objetivando a suspensão dos efeitos da decisão proferida pela Comissão Eleitoral do COFECI que indeferiu  o registro da Chapa 02, por inadimplência junto ao órgão federal por parte de integrantes do pleito.

Sendo que o Juiz Federal da 1ª Vara Ciro José de Almeida Arapiraca, deferiu o pedido de tutela provisória de urgência, suspendendo os efeitos da decisão da Comissão Eleitoral do COFECI que chegou a indeferir o registro da Chapa 02. Agora com a decisão segue normalmente o tramite para o registro da referida Chapa ao pleito.

Punição à Chapa 1
 
A Comissão Eleitoral do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci) determinou que a Chapa 1, liderada por Benedito Odário, retire imediatamente de circulação nas redes sociais propagandas com promessas consideradas falsas ou irrealizáveis.
 
De acordo com a decisão do Cofeci, "as informações e a defesa apresentada pela Chapa 1 são extensas e pormenorizadas, mas não conseguem dirimir a dúvida quanto à promessa inadequada de obtenção 'imediata' da aprovação de lei federal aprovando a tabela de honorários para os corretores de imóveis."
 
Para o advogado Diego Osmar Pizzatto, a denúncia foi realizada junto à Comissão Federal Eleitoral do COFECI com pedido de impugnação da chapa 1, tendo em vista que eles propalaram nas redes sociais propagandas com promessas falsas e irrealizáveis.
 
Segundo o advogado André Prieto, a Comissão Federal Eleitoral reconheceu que a chapa 1, apesar de ter apresentado uma defesa muito extensa, não conseguiu dirimir a culpa e a consequência lógica seria aplicação de outra penalidade. "A consequência seia a exclusão da chapa 1. No entanto, acharam uma alternativa que não está na resolução. Ao invés de aplicar o parágrafo primeiro aplicam uma saída mais política."
 
O advogado Diego Pizzatto explicou que a chapa 2 vai recorrer ao COFECI. "Ainda não concordamos com essa decisão tendo em vista que o regulamento das eleições determina que a chapa que praticar ou permitir que sejam praticadas qualquer das infrações seja excluída do pleito eleitoral", explicou.
 
Outro lado

A reportagem tentou entrar em contato com Claudecir Roque Contreras por meio de ligações e mensagens, mas as chamadas não foram completadas e não houve retorno até a publicação da matéria. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet