Olhar Direto

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Política BR

Após 30 anos, Marina Silva anuncia saída do PT e diz que decisão foi sofrida

A senadora Marina Silva (AC) anunciou nesta quarta-feira sua saída do PT e afirmou que, agora, se sente livre para ingressar em outro partido. Marina, no entanto, ainda não confirmou se aceitará o convite do PV. O lançamento de sua candidatura ao Planalto também será discutida em outra ocasião.


Marina disse que a decisão foi sofrida e a comparou com o fato de ter deixado a casa dos pais há 35 anos num seringal rumo a uma cidade grande. "Não se trata mais de fazer embate dentro de um partido em que eu estava há cerca de 30 anos, mas o embate em favor do desenvolvimento sustentável."

Ela destacou que o PV já assegurou que esse será o tema prioritário do partido, se ela ingressar na legenda. Na semana passada, a senadora deu início às conversas sobre estratégias de sua possível campanha à Presidência da República em 2010 pelo PV.

O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), que se reuniu com a senadora, disse que Marina pretende priorizar a questão ambiental na campanha ao Palácio do Planalto, se decidir sair candidata.

"A questão ambiental teria peso na campanha, mas não seria monotemática. Há especialistas querendo contribuir com uma visão programática, diferente de um candidato monotemático", disse Gabeira.

A senadora afirmou a Gabeira, segundo relato do deputado, que não pretende levar ninguém para o novo partido --mas admite que pode ser seguida por correligionários.

Vice

O cantor e compositor Gilberto Gil disse que, se convidado, pode aceitar ser vice na eventual candidatura de Marina. "Uai! Claro que existe possibilidade de dizer sim. Existe possibilidade de dizer não, existe possibilidade de tudo. Mas só quero dizer a ela, se ela me convidar", disse o ex-ministro da Cultura, durante aula magna aos alunos da Universidade Estácio de Sá, no Rio, anteontem.

Segundo ele, os dois conversaram por telefone sobre a candidatura da senadora há cerca de uma semana. "Ela quer conversar comigo. Quer falar sobre candidatura, sobre o partido, sobre o PV, a transferência dela para o PV, sobre ela ser candidata propriamente", disse. "Convite dela não houve. Se houver um convite, prefiro dizer a ela se eu quero ou não."
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet