Olhar Direto

Quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

pastoral do migrante

Fugindo das dificuldades, mais 30 venezuelanos chegam em Cuiabá

Foto: Casa Civil

Fugindo das dificuldades, mais 30 venezuelanos chegam em Cuiabá
Fugindo das dificuldades socioeconômicas e em busca de uma nova vida, cerca de 30 venezuelanos vieram de Boa Vista, capital do estado de Roraima, para Cuiabá, através de um voo da Força Aérea Brasileira (Fab), na manha desta terça-feira (15). No início de abril, a capital já havia recebido 70 famílias, que estão instaladas na Pastoral do Imigrante.


Leia mais: 
Fugindo da fome, venezuelanos buscam recomeçar a vida em Cuiabá

Os atendimentos aos venezuelanos são feitos em parceria entre Prefeitura, Estado e Pastoral do Migrante. A força-tarefa fornece alimentos e também custeia alguns itens básicos de sobrevivência como água e energia elétrica.

Além disso, eles participam de ações da entidade, com acompanhamentos através das equipes das Secretarias de Assistência e Saúde, com orientações, levantamentos, cadastros, com objetivo de auxiliá-los na  adaptação com a capital.

Conforme a Prefeitura, a população de imigrantes dos demais países, como os haitianos, que já se encontram em Cuiabá, tem acesso ao mesmo sistema de assistência ofertado para os brasileiros.

Eles têm acesso a rede de assistência da Capital, podendo participar dos programas do governo federal, através do no CadÚnico, no mercado de trabalho através do Sine.

Para realizar esta nova fase do processo de interiorização, o Governo Federal aproveitou a ida do Boeing 767 da FAB, de Brasília para Boa Vista com suprimentos para a força-tarefa. Com o retorno do avião já programado para Brasília, foi possível organizar um novo embarque para Cuiabá, considerando as vagas existentes nos abrigos da capital do Mato Grosso.
 
Cuiabá já havia recebido venezuelanos no início do processo de interiorização, em abril. Como cerca de 40 deles deles conseguiram emprego e moradia, novas vagas foram abertas no Centro de Pastoral para Migrantes, possibilitando a nova viagem.
 

Acolhimento

As ações de acolhimento aos venezuelanos, em relação ao Executivo municipal estão sendo coordenadas pela Secretaria de Governo e envolvem as Secretarias Municipais de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Assistência Social, Saúde, Ordem Pública, Educação, Gestão e o Núcleo de Apoio à primeira – dama Márcia Pinheiro.
 
A Secretaria de Assistência Social está cadastrando os migrantes no CadÚnico, para que possam ser incluidos nos programas assistenciais e nas ações oferecidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Também estão recebendo orientações para inclusão no mercado de trabalho através do Sine.

A reportagem do Olhar Direto já contou histórias de alguns venezuelanos que chegaram em Cuiabá, no mês passado. Confira a reportagem completa AQUI .
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet