Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Cidades

habitação

Zona rural na região da Baixada Cuiabana ganha quase 3 mil casas

Vinte e um municípios da baixada cuiabana irão ganhar 2.649 casas em um convênio firmado entre o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e o governo do Estado na manhã desta quarta-feira, 19.


O governo federal, através do Incra, investirá 48,2 milhões de reais no programa de habitação, e a contrapartida do Estado será de 3 milhões, mais ajuda com mão de obra. O investimento federal poderá chegar ao teto de 54,6 milhões de reais, totalizando 3 mil casas. Para isso, o Intermat (Instituto de Terras de Mato Grosso) fará um levantamento, mapeando mais famílias que estejam precisando de moradia na região.

Os recursos do programa são destinados a famílias da zona rural que tiveram a situação fundiária regularizada e ainda possuem moradias precárias, como casas de pau-a-pique, cobertas com palha.

Cada uma das 2.649 famílias vai receber o equivalente a 15 mil reais para construção da casa e mais 3,2 mil de fomento (equipamentos e ferramentas de trabalho) e mais uma bolsa alimentação. Tudo para dar uma condição de início de vida a essas pessoas.

Afonso Dalberto, presidente do Intermat, afirma que “a fixação do homem ao campo advém da qualidade de vida. E isso começa com uma casa para morar”. O superintendente do Incra em Mato Grosso, William Sampaio, diz que a parceria com o governo estadual já deu certo antes, com a construção de 5,3 mil casas, e continuará dando.

O governador Blairo Maggi ressalta que esse é um programa vitorioso do governo Lula do qual o Estado participa. “Vamos ver mudanças muito grandes na região da baixada cuiabana, com políticas sociais e possibilidade de inclusão no processo produtivo”, diz Maggi.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet