Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Gripe suína

Nenhum caso fatal confirmado; notificados já são quase 200 em MT

Os casos notificados de gripe suína não param de aumentar em Mato Grosso. Segundo o mais recente boletim divulgado hoje (19),  pela Secretaria  de Saúde, os casos notificados já somam 183 vítimas. O número de grávidas, que fazem parte do grupo de risco, já chegou a 12 no Estado, sendo cinco só em Cuiabá. No boletim divulgado no último dia 13, o total de casos somava 123.


Ainda não há registros de morte pela doença em Mato Grosso. Porém, em Sorriso um óbito sob suspeita, ocorrido há cerca de três semanas está sendo investigado. A superintendente de vigilância em saúde, Maria Conceição Villa, explica que a demora para a confirmação da doença se deve ao fato do exame infectologista ser feito apenas no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Conceição conta que a instituto é o único que tem reconhecimento do Ministério da Saúde para confirmar a doença. Os exames encarados como prioridade são os que correspondem aos grupos de risco, seguidos das síndromes graves e por último as vítimas fatais. O caso de Sorriso está na fila, por isso ainda não foi confirmado.

Audiência Pública

Para tentar conter a propagação da doença em território mato-grossense, a Assembleia Legislativa realizou na tarde de hoje uma audiência pública sobre o tema. A professora de medicina da UFMT, Olga Takano, esteve na audiência e explicou que o Hospital Universitário Julio Muller não é mais a única referência no Estado.

Ela conta que o Ministério da Saúde treinou todos hospitais, tanto particulares como públicos, do país. Não faz mais diferença se tratar na rede pública ou privada.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet