Olhar Direto

Terça-feira, 13 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Nas mãos de Deus

Serginho é internado na UTI, não responde a medicamentos e luta pela vida

01 Jul 2018 - 15:20

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Reprodução

Serginho

Serginho

Sérgio Luiz Ferreira da Silva, o “Serginho”, enfrenta os dias mais difíceis de sua luta pela vida. Desde a manhã deste sábado (30), ele se encontra na UTI do Hospital Julio Muller, em Cuiabá. O quadro é grave, diversos medicamentos foram usados, mas sem sucesso. “Estamos respeitando a vontade de Deus”, lamentou o pai. Saiba como ajudar.


Leia mais:
Amargando luta contra tumor e doença rara, Serginho sofre amputação na perna; mãe pede celeridade à justiça

Conforme Wellington Gonçalves de Moraes, pai de Serginho, o jovem acordou ontem gritando, com fortes dores e dificuldade para falar e respirar. Precisou ser levado às pressas para o Hospital Julio Muller, onde faz tratamento contra um tumor e a epidermólise bolhosa.

Até as 14h deste domingo (01), diversos medicamentos foram aplicados no paciente, que responde com instabilidade, explica o pai. “Ontem eles chegaram a aplicar adrenalina e ele começou a falar normalmente conosco. Depois eles aplicaram remédio para dormir e para tirar dor, ele dormiu e não reagiu mais. Às 3h da manhã de hoje ele teve de novo a complicação que teve em casa e segue dessa forma”.

“Não sei nem se ele está nos ouvindo. Estamos respeitando a vontade de Deus. Ele está respirando com dificuldade já, não temos como entubar ele, pois se não vai machucar muito. Não há o que fazer”, disse o emocionado pai, ao lado de sua companheira, Rita de Cássia Ferreira da Silva, mãe de Serginho, cuja história de luta na imprensa, nos hospitais e na Justiça, foi narrada por Olhar Direto.  

Como ajudar:

Diferentemente de como encerramos as reportagens sobre o querido Serginho, com pedidos de doações de medicamentos e bandagens, neste momento é somente uma (e talvez a mais importante) doação que familiares e amigos pedem: oração.

Entenda o Caso:

O menino que sonha em ser jornalista soube da nova turbulência em sua vida em março de 2016, quando descobriu um tumor em sua perna. Lamentou, nesta época, sentir-se abandonado. “Nem um oi me mandaram”. Mas não perdeu as esperanças.

A família acionou a 3ª Vara Especializada da Fazenda Pública da Comarca de Várzea Grande, do juiz Alexandre Elias Filho, reivindicando medicamentos de alto e baixo custo para seu tratamento. Somente alguns foram concedidos.

Serginho sofreu ao longo do tempo os percalços do declínio de sua saúde. Foi vencido pelo tumor na perna, que precisou amputar. “Não temos tudo o que precisamos parar cuidar dele, a falta dos produtos e dos curativos agravou ainda mais o estado de saúde dele. Ele poderia ter tido uma qualidade de vida se tivesse seus medicamentos”, avaliou a mãe, à reportagem de 2017.

Doença rara:
 
A epidermólise bolhosa é um doença rara de pele, de caráter genético e hereditário. A principal característica da forma congênita é o aparecimento de bolhas, especialmente nas áreas de maior atrito, e nas mucosas. As lesões profundas podem produzir cicatrizes semelhantes às das queimaduras.
 
“Eu fui conhecendo a doença através do tempo, lendo e estudando. O nosso Estado mesmo é muito leigo neste assunto, não tem muitos profissionais capacitados para lidar com a doença. E é isso, cuidado, dedicação, amor, carinho e ajuda das pessoas. É um tratamento caro, se for colocar na ponta da caneta, gastamos quase R$ 15 mil por mês”, revela a mãe de Serginho.
 
De quatro em quatro meses, a família tem de ir para São Paulo, onde o garoto faz tratamento. “Até 2010 ele não comia nada, conseguimos uma cirurgia lá e resolvemos este problema. As passagens são via TFD (Tratamento Fora de Domicílio). Eles oferecem uma pequena ajuda de custo, só que isso não é no ato da ida, chega demorar 120 dias para reembolsarem. Também gastamos com hospedagem, tem um abrigo lá, mas ele pegou trauma depois de uma criança machucar ele”, acrescentou Rita.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet