Olhar Direto

Domingo, 01 de setembro de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

diz estudo

Escolas devem ser foco de vacinação contra gripe suína

Foto: Reprodução

Escolas devem ser foco de vacinação contra gripe suína
Vacinar crianças em idade escolar e os pais delas é a medida mais eficaz e econômica para limitar a propagação da gripe suína, de acordo com um modelo matemático desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Clemson (Estados Unidos).


"As atuais recomendações [nos EUA] para a vacinação contra a gripe sazonal incluem crianças menores de 5 anos e pessoas com mais de 50 anos", observou Jan Medlock, matemático e um dos co-autores deste trabalho publicado na revista "Science" que será publicado nesta sexta-feira (21).

"A vacina seria melhor utilizada para prevenir a propagação da gripe se fosse usada em escolas, entre crianças, que acabam contaminando os pais, que espalham o vírus para o resto da população", disse.

Na comparação teórica com pandemias de 1918 e 1957, esses pesquisadores concluíram que uma epidemia poderia ser interrompida com a distribuição de apenas 63 milhões de doses de vacinas prioritárias para crianças de 5 a 19 anos, responsável pela a maior parte do contágio, e adultos de 30 a 39 anos, principalmente aqueles que têm contato de crianças infectadas.

Por ano, os Estados Unidos utilizam mais de 80 milhões de doses de vacinas contra a gripe.

Os pesquisadores salientam que a gripe espanhola de 1918, foi particularmente mortal para jovens adultos, enquanto a gripe asiática de 1957, muito menos mortal, matou mais crianças e idosos. Tal abordagem de vacinação permitiria proteger melhor a população, reduzindo a taxa de infecção e de mortalidade, bem como o custo econômico da doença, asseguram estes pesquisadores investigadores.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal. Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha o vírus, e examinada em laboratório.

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Cinco empresas preparam tanto as vacinas contra o H1N1 quanto as vacinas contra a gripe sazonal para o mercado norte-americano --AstraZeneca, CSL, GlaxoSmithKline, Novartis e a Sanofi.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet