Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Corpo de Bombeiros propõe criação de museu da corporação

Uma viagem nas décadas de 60, 70, 80 e 90. Um acervo com peças, equipamentos e fotografias que marcaram os 45 anos de atuação em Mato Grosso. A proposta de criação do Museu do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso vai além de relembrar fatos históricos da corporação no Estado. No local estarão unidas histórias contadas por diferentes personagens, em um único ambiente.


Nesta quarta-feira (19), durante a solenidade militar em comemoração aos 45 anos da instituição no Estado, o comandante geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, coronel BM Arilton Azevedo Ferreira, entregou a gerente de inventário e tombamento da Secretaria de Estado de Cultura, Maria José do Couto Valle, um ofício em solicitação de análise do acervo histórico de materiais e equipamentos do Corpo de Bombeiros do Estado, como a primeira Auto Escada Mecânica, para fins de tombamento, bem como orientação legal para a criação do Museu do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso.

O comandante-geral dos bombeiros também entregou ao secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, o projeto arquitetônico de reforma do espaço anexo ao 1º Batalhão de Bombeiros Militar, no bairro Verdão, em Cuiabá, que abrigará o museu da corporação. "A trajetória do passado e presente da corporação é que levará a instituição do futuro no Estado", disse o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, sobre a importância da criação do Museu do Corpo de Bombeiros.

Segundo a gerente de inventário e tombamento da Secretaria de Estado de Cultura, Maria José do Couto Valle, após a entrega do documento, equipes da Secretaria Estadual de Cultura vão avaliar as condições do espaço que abrigará o museu e o acervo, que depois será catalogado para tombamento. "Cada um conta a história da sua forma, do jeito que vivenciou. E quando se tem um documento, uma obra, um espaço destinado a essa história, passa-se a ter a união do trajeto de todos", comentou Maria José.

Para o primeiro comandante-geral após a emancipação do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, coronel BM Marco Antônio Santos Valle, é gratificante ver a evolução do Corpo de Bombeiros do Estado. "Fico satisfeito em saber que com a criação desse museu a história da nossa corporação será preservada", disse.

MUSEU

As tradições de uma corporação traduzem os fatos marcantes, que legados na sequência do tempo, constituem a fonte de ensinamento para aqueles que, no presente, iniciam sua vida profissional. Ciente disso, o Comando do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso criou, em 2004, uma comissão para resgatar a memória e registrar os fatos marcantes da corporação, através de tombamento de materiais da instituição, como viaturas, fotografias e documentos históricos.

Os objetos farão parte do acervo do Museu do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, um memorial com a síntese dos principais fatos ocorridos nos 45 anos de corporação no Estado.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso foi criado dentro da Polícia Militar em 19 de Agosto de 1964 pela Lei nº 2184, e destinava-se apenas ao serviço de extinção de incêndio e salvamento. A Lei n. º 3539 de 19 de Junho de 1974 reorganizou a PMMT, estipulando que o Comando do Corpo de Bombeiros e unidades operacionais seriam constituídos de Grupamentos de Incêndio e de Subgrupamentos.

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar continuou a desenvolver e, em 05 de Outubro de 1988, quando ocorreu a Promulgação da Constituição Federal, ficou definido que os Corpos de Bombeiros Militares tratava-se de unidades autônomas e desvinculadas da Polícia Militar, ou seja, entidades independentes.

Pelo decreto n.º 4795 de 5 de Julho de 1994 define-se a disciplina de desvinculação do Corpo de Bombeiros Militar da Polícia Militar. No dia 28 de outubro de 1994, através de Lei Complementar, que dispôs sobre a organização básica do Corpo de Bombeiros, a corporação foi contemplada com a sua emancipação da Polícia Militar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet