Olhar Direto

Segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Vem mais?

Chuva surpreende previsões e dá trégua em calor e tempo seco; entenda o fenômeno

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Chuva surpreende previsões e dá trégua em calor e tempo seco;  entenda o fenômeno
A chuva que caiu na última terça-feira (28), em Cuiabá e outras cidades de Mato Grosso, surpreenderam as previsões dos principais institutos. Após um forte calor, que fez os termômetros chegarem aos 38ºC, alguns pontos chegaram a registrar 16 mm de precipitação. O fato ajudou a diminuir a sensação de tempo seco na Capital.


Leia mais:
Nova frente fria pode derrubar temperatura para 14ºC em Cuiabá e 9ºC em Chapada
 
Em Cuiabá, após o calor de 38ºC, choveu no final tarde e começo da noite. Na região do Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais, foi registrado 5,2 mm de precipitação, em uma hora. Em outro ponto da cidade, no Jardim Liberdade, a chuva caiu com mais força e acumulou 16 mm em 3 horas.
 
No norte de Mato Grosso a chuva caiu na região de Alta Floresta, no extremo norte do Estado. A primeira pancada de chuva caiu no começo da manhã. Depois houve acréscimo de temperatura, que chegou aos 37ºC. No fim da tarde, houve mais uma precipitação, com rajadas de vento de 38 km/h no local.
 
Chuva surpresa
 
Não havia previsão de chuva para estas regiões. A explicação do porque elas ocorreram, segundo o Climatempo, é que as nuvens que provocaram a chuva foram tipicamente aquelas que crescem quando a atmosfera está muito quente e recebe umidade suficiente.
 
O aumento da umidade veio a partir da circulação de ventos de um grande sistema de alta pressão atmosférica centrado na costa da Região Sudeste. Em níveis baixos da atmosfera, o vento desta alta pressão distribui umidade do mar para o interior do Nordeste, o que gerou mais nuvens sobre o interior, mas sem a chuva.
 
Estes ventos sopram moderados a fortes, com rajadas entre 50 km/h e 60 km/h e também fizeram a ponte para que o ar mais úmido do Pará e do Amazonas chegasse ao Mato Grosso e até ao norte de Mato Grosso do Sul. A formação das nuvens de chuva ocorreu em pequenas horas e a chuva durou pouco tempo. Esta é uma situação de difícil previsibilidade.
 
Esta circulação de ventos deve persistir nesta quarta-feira e também na quinta-feira. Por isso, não se pode descartar completamente que outras pancadas de chuva repentinas ocorram especialmente sobre o centro-norte de Mato Grosso, mas com baixa previsibilidade.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet