Olhar Direto

Segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

“Menina moça”

Prefeitura desapropria área para construção de parque ambiental

Foto: A tribuna MT

Prefeitura desapropria área para construção de parque ambiental
A prefeitura de Rondonópolis (278 Km de Cuiabá) irá desapropriar vários imóveis do bairro Jardim Ipanema para criar um novo parque ambiental para o lazer da população da região. O decreto foi publicado pelo prefeito José Carlos do Pátio (SD) no ultimo dia 17 de outubro. O novo parque ficará anexo ao Complexo Rio Vermelho Vivo e será um espaço voltado para a realização de eventos onde atualmente funciona um Centro de Referência de Assistência Social.


Leia mais
Prefeitura terá que recuperar Beco do Candeeiro para compensar danos causados na "Casa de Bem Bem"

De acordo com informações preliminares obtidas junto à prefeitura, a ideia é desapropriar os terrenos para criar um novo parque ambiental, cujo nome deverá ser Parque Menina Moça, em referência ao Bosque Menina Moça, como era chamado um local onde as famílias iam tomar banho de rio e se divertirem, que ficava na mesma região, mas já próximo da Avenida Presidente Médici.

O novo parque ficará anexo ao Complexo Rio Vermelho Vivo, espaço voltado para a realização de eventos e onde atualmente funciona um Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Na área a ser desapropriada, que possui cerca de 6 mil metros quadrados e fica próximo das margens do Rio Vermelho, ainda existem muitas árvores nativas e uma considerável área verde, que deverão ser preservadas com o novo parque, mas também há algumas casas, que deverão ser demolidas após serem desapropriadas.

Sobre a utilização da área, o decreto do prefeito que torna as áreas de utilidade pública diz apenas que o parque “será voltado para a recreação e prática de atividades esportivas, encontros sociais, preservação e embelezamento da cidade”, deixando claro que o parque será aberto à visitação pública.

Ainda não foram divulgadas mais informações a respeito do parque ou como e quando ocorrerão de fato as desapropriações dos terrenos mas, procurados pela reportagem do A TRIBUNA, alguns proprietários de imóveis que estão na lista dos que serão desapropriados, afirmaram não terem conhecimento a respeito do assunto e preferiram não se manifestar por enquanto. Todos confirmaram não ter sido procurados por nenhum representante da prefeitura para debater o assunto até o momento.

O ato jurídico de tornar uma área de utilidade pública é previsto por lei, sempre que a dita desapropriação fundada no interesse social, mas ainda assim isso não exime o poder público de indenizar por um preço justo os proprietários dos imóveis em questão. (Informações do site A tribuna MT)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet