Olhar Direto

Quinta-feira, 30 de maio de 2024

Notícias | Meio Ambiente

reunião

Defesa Civil apresenta plano de contingenciamento para baixa umidade do ar

Os órgãos que integram o Siedec estiveram reunidos, para a apresentação do Plano de Contingência para Baixa Umidade Relativa da Ar.

Os órgãos que integram o Sistema Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso (Siedec) estiveram reunidos nessa quinta-feira (20.08), no auditório do Parque Massairo Okamura, para a apresentação do Plano de Contingência para Baixa Umidade Relativa da Ar 2009. O Plano reúne um conjunto de medidas que visam minimizar os efeitos decorrentes do período de estiagem no Estado e entrou em vigor a partir desta quinta-feira (20.08) e vai até 30 de setembro, podendo ser prorrogado até quando perdurar o período de estiagem.



Segundo o assessor especial da Superintendência de Defesa Civil, Múcio Teixeira, “o objetivo é (através do Plano), mobilizar os órgãos integrantes do Siedec, para que sejam desencadeadas as ações mitigadoras dos efeitos negativos relacionados com a queda intensa da Umidade Relativa do Ar – URA”. Essas ações devem ser desenvolvidas por cada esfera de governo e instituições não-governamentais envolvidas.

Além de ser um importante instrumento de mobilização do Sistema Estadual de Defesa Civil do Estado de Mato Grosso, o Plano prevê ações de socorro e assistência às populações afetadas durante esse período e de redução das vulnerabilidades dos cenários dos desastres.

“Temos também alguns objetivos específicos como o aperfeiçoamento do Sistema de Monitoramento, Alerta e Alarme, permitindo o acesso e a divulgação das informações, em tempo real; a definição da estrutura operacional e medidas de prevenção nas fases de alerta e emergência; orientação das ações e atividades necessárias para, no mínimo, retardar e minimizar o impacto do desastre na saúde da população; reduzir a morbidade da população afetada, principalmente às formas mais graves, através da identificação de grupos prioritários para quimioprofilaxia; e, incrementar a divulgação do Plano de Contingência, nas Comissões Municipais de Defesa Civil – COMDEC, dos municípios vulneráveis ao fenômeno”, explicou

Sua atuação abrange todos os municípios mato-grossenses, em especial as áreas e cidades com histórico de desastres relacionados à baixa umidade relativa do ar. “Consideramos área de risco todo território do Estado de Mato Grosso, sendo a região da Baixada Cuiabana, envolvendo os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Livramento, Santo Antônio do Leverger, Acorizal e Nossa Senhora Da Guia e, o município de Rondonópolis e entorno, como de alto grau de risco, em função de suas condições geográficas, geológicas e outras”, explicou Múcio Teixeira.

Segundo as organizações mundial e internacional de Meteorologia (OMM), de Saúde (OMS) e de Proteção Civil (OIPC), existem fases de acordo com as condições de Umidade Relativa do Ar, onde é recomendado às autoridades algumas ações e à população alguns cuidados especiais. Na Fase 1, estado de atenção, quando a Umidade Relativa do Ar (URA) encontra-se entre 30% a 20%, devem ser evitados os exercícios físicos ao ar livre entre as 11 h e 15 h; os ambientes devem ser umidificados com a utilização de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água e outros; sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol; consumir bastante água e outros líquidos e, a observação constante dos mananciais de abastecimento.

Na Fase 2, estado de alerta, quando a URA alcança o percentual de 20% a 12%, as autoridades devem observar as recomendações para o estado de atenção. Os exercícios físicos ao ar livre devem ser suprimidos entre as 10 h e 16 h; devem ser evitadas as aglomerações em ambientes fechados; deve ser utilizado soro fisiológico no nariz e nos olhos e, a observação constante dos mananciais e reservatórios de abastecimento.

Já na Fase 3, com a URA abaixo de 12%, as autoridades devem observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta e, determinar a interrupção de qualquer atividade física ao ar livre, entre 10 h e 16 h, como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência e outras; determinar a suspensão de atividades que exijam aglomeração de pessoas em recintos fechados como por exemplo aulas e cinemas entre as 10 h e 16 h; no período da tarde manter a umidade em ambientes internos, em especial hospitais e quartos de crianças.

O Plano de Contingência para Baixa Umidade Relativa da Ar 2009 traz ainda as atribuições e responsabilidades de cada um dos órgãos e instituições envolvidos – Secretarias de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Superintendência de Defesa Civil (Sudec-MT), DE Educação (Seduc), de Saúde (SES), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Coordenadorias Municipais de Defesa Civil de Cuiabá e Várzea Grande; Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap); Secretarias Municipais de Educação de Cuiabá e Várzea Grande; Guarda Municipal de Várzea Grande; Procuradoria Regional do Trabalho (PRT); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).

De acordo com o Plano, cabe a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), apoiar a Superintendência de Defesa Civil na adoção de medidas e providências necessárias para o caso de situações de emergência, além de colaborar com os órgãos integrantes do Sidec, para a farmulação e desencadeamento de atividades preventivas junto à comunidade das cidades mais vulneráveis ao evento; disponibilizar servidores durante o período de anormalidade, viaturas e outros materiais necessários ao atendimento da população atingida; promover campanhas de esclarecimento da população através da Superintendência de Educação Ambiental entre outras.

Múcio Teixeira lembra que “dentre todos os problemas ambientais, o clima traz uma preocupação considerável, porque a saúde se vincula diretamente com o ambiente. E o clima, com suas alterações cíclicas e, recentemente, com alterações inesperadas e danosas para o homem e o meio social de forma geral, certamente é um fator que interage diretamente com a saúde humana”, salientou o assessor.

PREVISÃO

Em Cuiabá a sexta-feira (21.08) amanheceu nublada, com previsão de pancadas de chuva. A temperatura mínima registrada foi de 18º C e a máxima deve permanecer em 26º C. A umidade relativa do ar registrada foi de 77%. No sábado (22.08) a previsão é de que o tempo permaneça nublado e a temperatura fique entre 17ºC e máxima de 30ºC. O domingo (23.08) deverá ser parcialmente nublado e as temperaturas devem variar entre 19º C e máxima de 32º C.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet