Olhar Direto

Sábado, 28 de setembro de 2024

Notícias | Cidades

SMTU apreende vans escolares irregulares

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano apreendeu nessa semana seis vans escolares, que se encontram no pátio da SMTU. Os veículos não foram recadastrados nesse ano de 2009. Os permissionários do setor de transportes escolares no município de Cuiabá devem, por força de lei, providenciar anualmente junto à SMTU o recadastramento, bem como passar por vistoria técnica. O prazo original expirou em 25 de março. Por solicitação dos permissionários, foi pela portaria nº 013/09, estendido até 10 de agosto.


No intuito de fazer cumprir a lei, resguardando assim a segurança dos usuários (estudantes), o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Edivá Alves, depois de vencido o prazo para o recadastramento e vistoria dos veículos para o exercício de 2009, determinou a apreensão dos que não se regularizaram, apesar do prazo a mais concedido para fazê-lo.

O coordenador de fiscalização de transportes, Leopoldino L. Queiroz, informa que a operação faz parte do esforço de moralização do setor e, portanto, visa também à identificação e apreensão de veículos que se quer são cadastrados na SMTU, portanto considerados clandestinos e que mesmo assim insistem em operar no sistema.

Os ficais de transporte e trânsito trabalham com abordagem dos veículos na porta das escolas, e uma vez constatada a irregularidade por análise da documentação apresentada pelo permissionário, o veículo é apreendido mediante lavratura de documentação específica, e encaminhado ao pátio da SMTU. Até o final da manhã desta sexta feira já haviam sido apreendidos seis veículos irregulares.Ao todo, em Cuiabá, há 151 vans escolares, e dessas apenas 72 foram recadastradas e vistoriadas nesse ano. Setenta e nove delas não compareceram à SMTU para se regularizarem.

O secretário Edivá Alves afirma que a operação se estenderá por tempo indeterminado. “É nossa obrigação fiscalizar a reta observância às leis e normas, visando a segurança de todos”, afirmou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet