Olhar Direto

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Notícias | Economia

BNDES vai financiar a construção do Museu Pelé

A velha tabelinha Pelé-Coutinho, imortalizada no Santos Futebol Clube nos anos 1960, foi refeita nesta sexta-feira (21), no Rio de Janeiro. Só que desta vez com outro Coutinho, o Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A lembrança foi do rei do futebol, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.


Ele se referia à antiga tabelinha que fazia com Coutinho, seu companheiro no ataque do time santista, ao assinar juntamente com Luciano Coutinho um contrato de apoio financeiro do BNDES, para a restauração do Casarão do Valongo, em Santos, onde será instalado o Museu Pelé. “Já começamos certo, porque a bola que Coutinho deu aqui...”, disse.

Os recursos do banco, no valor de R$ 6 milhões, serão concedidos no âmbito da Lei Rouanet à Ama Brasil, organização sem fins lucrativos dedicada à preservação do patrimônio histórico, artístico e ambiental no Brasil. A Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) é responsável pela captação de recursos para o projeto, já tendo arrecadado quase R$ 2 milhões das empresas Fosfértil e MRS Logística.

As obras se restauração do Casarão do Valongo, construído em 1865 e atualmente em ruínas, deverão começar em janeiro de 2010, e concluídas dois anos depois. O casarão estava abandonado há cerca de 50 anos. O empreendimento inclui, em uma de suas áreas, a construção de um projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer em homenagem a Pelé.

Para o rei do futebol, o financiamento do BNDES foi essencial para perpetuar a sua história e a do próprio futebol brasileiro. “O museu é uma coisa que vai perpetuar a história do Pelé. Aí vem o Santos, aí vem o Brasil. E a gente tem que agradecer a Deus e ao BNDES que está fazendo isso se tornar possível, depois de tanta luta. Graças a Deus, acho que, agora, a gente deu o pontapé inicial”, afirmou Pelé à Agência Brasil.

O Museu Pelé está integrado ao projeto de revitalização da área portuária da cidade, a Marina Porto de Santos. Ele será uma atração turística internacional para a cidade e o estado de São Paulo, e vai gerar empregos e trazer divisas para o país.

Para o presidente do BNDES, a reconstrução do casarão histórico que abrigará o Museu Pelé “se encaixa como uma luva” no Programa de Apoio ao Restauro do Patrimônio Histórico da instituição, que objetiva a recuperação dos centros históricos de cidades portuárias. Coutinho disse que a alegria maior é que o imóvel vai abrigar o Museu Pelé.

“Você representa para o Brasil alguém que, aos olhos do mundo, ajudou a mostrar essas qualidades do Brasil. Pela sua alegria, sua forma de ser, sua maneira de comunicar, de forma humana e muito aberta, qualidades que hoje o Brasil inteiro usufrui, de uma ausência de hostilidade, de preconceito. E de uma simpatia, de uma empatia, que a imagem brasileira desfruta no mundo inteiro como um país amigável, tolerante, um país de congraçamento. Isso não está dissociado do futebol e de você”, disse Coutinho, sobre a “contribuição intangível” de Pelé para a imagem do Brasil no exterior.

Para Pelé, tudo que fez significou uma responsabilidade muito grande por ter contribuído para levar, por meio do futebol, a imagem do país ao exterior, e agora espera deixar tudo isso para as novas gerações. “Nós estamos aqui de passagem. E a única coisa que nós podemos deixar para as novas gerações é um registro como esse. Peço a Deus que eu esteja com muita saúde para ver isso pronto”, afirmou.

O prefeito de Santos, João Paulo Papa, disse não ter dúvidas de que a marca BNDES, dada pelo apoio financeiro do banco, vai atrair novos recursos ao empreendimento. Lembrou, ainda, que futebol é instrumento de integração social. “O Museu será, sem dúvida, uma marca de esperança para o povo brasileiro, porque milhões de crianças poderão se espelhar nessa obra de Pelé para fazer uma trajetória de sucesso, levando o nome do Brasil para o mundo todo”, disse.

Paulo Papa informou, também, que a Petrobras acaba de anunciar que vai construir em frente ao Palacete do Valongo três torres para abrigar seis mil funcionários que irão trabalhar na sede da empresa na Bacia de Santos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet