Olhar Direto

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Brasil não faz uso racional de medicamentos, diz secretária executiva de comitê

A 9ª Reunião Ordinária do Comitê Nacional para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos foi encerrada nesta sexta-feira (21), em Brasília, com uma crítica da secretária executiva do comitê, Silvana Nair Leite, de que, no Brasil, nem sempre a lógica do “uso racional de medicamentos” é respeitada. Segundo ela, o uso racional consiste na prescrição de um remédio, pelo médico, observando a opção mais eficaz, segura e econômica para o paciente.


De acordo com Nair Leite, o problema estaria na qualificação dos profissionais de saúde, e, principalmente, no mercado que dá acesso aos medicamentos sem a receita e ao excesso de publicidade dos laboratórios. “No Brasil a gente tem a propaganda de medicamentos feita diretamente ao médico, de uma forma muito agressiva, para a população até que está controlada, mas também temos um tipo de propaganda ao usuário de medicamentos que influencia o sobre consumo” disse.

Durante a reunião, o comitê discutiu a criação de um curso à distância para a qualificação dos médicos na prescrição racional de medicamentos e como sensibilizar os profissionais de saúde para a notificação de reações adversas a determinado medicamento apresentadas pelos pacientes.

Um serviço de notificação, gerenciado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), já existe e faz parte do sistema mundial de notificação de reações adversas. “Ele depende de profissionais de saúde o alimentarem com informações a respeito de medicamentos que tem problemas de qualidade e de reações adversas”, afirmou Nair Leite. Segundo a secretária, são as informações desse sistema que fazem a Anvisa gerar alertas sobre medicamentos que apresentaram problemas e até determinar a retirada deles do mercado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet