Olhar Direto

Sábado, 11 de maio de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Gaúcha do Norte recebe os benefícios do Mutirão Arco Verde Terra Legal

A décima etapa do Mutirão Arco Verde Terra Legal começou na manhã desta sexta-feira (21.8), no município de Gaúcha do Norte (595 km ao norte de Cuiabá).


A mobilização do Governo Federal no Mutirão Arco Verde Terra Legal envolve 13 ministérios, autarquias, empresas e bancos públicos. A caravana já esteve nos municípios de Alta Floresta, Peixoto de Azevedo, Feliz Natal, Marcelândia, Nova Ubiratã, Vila Rica, São Félix do Araguaia, Confresa e Querência. Aproximadamente 30 mil pessoas já foram atendidas em Mato Grosso, segundo dados da comissão organizadora do Mutirão.

Além de promover cidadania, o mutirão vai ajudar no desenvolvimento rural sustentável da região, como explica o delegado substituto do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Mato Grosso, Gilberto Cunha. “Esse mutirão estará prestando os vários serviços do Arco Verde, desde a documentação civil para os trabalhadores, para a população em geral, quanto a solução dos problemas ambientais que o município tem”.

Além da emissão gratuita de documentos, outro benefício do mutirão será a entrega de 18 bibliotecas rurais do Programa Arca das Letras às comunidades da região. De acordo com o delegado “elas são fundamentais para a educação nas comunidades rurais e o incentivo à leitura e à socialização e podem servir de pesquisa para diversos interesses”.

Cunha ressaltou ainda que “as comunidades tem mostrado interesse, valorizado e demonstrado que o programa é muito importante e a gente vê estampado no rosto das pessoas a alegria, a vontade de poder cuidar e de divulgar o programa Arca das Letras.”

A administração das bibliotecas é feita, em todo o País, por cerca de 12 mil agentes de leitura, que contribuem para melhorar os índices educacionais de suas comunidades e valorizar a cultura no meio rural.

Coordenado pela Casa Civil e pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Meio Ambiente (MMA), o Mutirão, é desenvolvido em parceria com estados e municípios e conta com a participação dos seguintes ministérios e órgãos vinculados: da Agricultura (Embrapa, Conab e Ceplac); Previdência Social (INSS), do Trabalho e Emprego; da Pesca e Aquicultura, Banco do Brasil, Sebrae, prefeituras e Governo do Estado.

ENCONTRO INSTITUCIONAL

Na reunião realizada na quinta-feira (20), na Câmara Municipal de Vereadores de Gaúcha do Norte, o municipio apresentou um breve histórico sobre a colonização de Gaúcha do Norte e elencou as principais demandas e reivindicações que podem contribuir para a mudança do atual modelo produtivo.

Orientado pelo representante do Governo Federal, Fernando Campagnoli, o prefeito Municipal de Gaúcha do Norte, Nilson Aléssio, juntamente com seu secretariado ouviu a explanação de todos os órgãos dos governos federal e estadual. Após ouvir a explanação, Aléssio disse que a maioria das ações propostas contemplavam as reinvidicações do municipio. “Ficamos muito felizes com esta iniciativa, temos certeza que Gaúcha do Norte nunca recebeu uma ação como esta, é muito bom que vocês venham aqui, ver de perto a nossa realidade”, disse o prefeito.

Campagnoli, enfatizou que a Operação Arco Verde já começa apresentar seus resultados. Ele citou como exemplo, a contratação de 29 brigadistas para formar a Brigada Municipal de Combate ao Fogo pelo Programa PrevFogo do Ibama e a doação de uma patrulha mecanizada pelo MAPA. Entretanto, destacou que a Agenda de Compromissos pactuada no Encontro Institucional será o instrumento norteador para que Gaúcha do Norte comece a efetivar ações visando a implantação de um modelo produtivo sustentável.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet