Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Cenário animador

Prefeitura esvazia corredores do pronto-socorro após reforma e abertura de 90 leitos no HMC; fotos

Foto: Reprodução

Prefeitura esvazia corredores do pronto-socorro após reforma e abertura de 90 leitos no HMC;  fotos
A Prefeitura de Cuiabá conseguiu mudar um cenário que era corriqueiro no Pronto-Socorro Municipal (PSMC) e esvaziou os corredores da unidade. Tudo foi possível graças a entrega da reforma do 4ª andar da unidade hospitalar e dos 90 leitos do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Dr. Leony Palma de Carvalho. Imagens mostram que não há mais pessoas espalhadas em macas ou deitadas no chão.


Leia mais:
Ministro inaugura segunda etapa do HMC e libera R$48 mi para custeio
 
Alguns internautas chegaram a cogitar que a situação teria sido motivado pela visita do ministro da Saúde, Luis Henrique Mandetta, que esteve em Cuiabá na segunda-feira (22) e serviria para 'maquiar' os problemas. Porém, as mudanças já foram sentidas no último final de semana.

Segundo o secretário de Saúde, Luiz Antônio Possas de Carvalho as duas entregas marcam o início da virada de página da Saúde, pois, a expectativa da gestão Emanuel Pinheiro é que, a partir dessa nova realidade, a unidade hospitalar passe a atuar desafogada e com zero pacientes nos corredores.
 
“Esse início de virada de página na Saúde de Cuiabá, que é premissa do prefeito Emanuel Pinheiro, foi proporcionado pela reforma de 15 leitos do atual PS, que foram entregues climatizados e totalmente equipados com novas mobílias. E também por conta dos 90 leitos de retaguarda no HMC. Com os novos leitos, equipes da Secretaria de Saúde atuaram em regime de força-tarefa e, neste sábado e domingo, zeraram os corredores do PS – transferindo estes pacientes para os dois novos espaços”, explicou Possas.
 
Com mais de 30 anos sem reforma, o atual PS deverá receber uma nova formatação tão logo a terceira e última etapa do HMC seja entregue à população. O projeto da gestão Emanuel Pinheiro, é submeter à unidade, que atualmente recebe mais de 60% de pacientes de outros municípios do Estado, a uma grande reforma estrutural e, após isso, transformá-la em Hospital da Família (H-FAM).
 
Na nova formatação, o gestor espera atender um número maior de cuiabanos ofertando-os as especialidades: Materno Infantil, unidade referencial para idosos, Saúde Mental e ainda leitos para pequenas cirurgias e retaguarda para o HMC e para o Hospital Municipal São Benedito.

Presença do ministro

O ministro da Saúde Luis Henrique Mandetta participou, na tarde desta segunda-feira (22), da inauguração da segunda etapa do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e anunciou a liberação de R$48 milhões para o custeio da instituição. Foram lançados, nesta etapa, 90 leitos de enfermaria, além de uma farmácia satélite, laboratório de análises clínicas e um refeitório.

A primeira etapa do Hospital Municipal de Cuiabá, com o ambulatório, foi entregue no dia 25 de dezembro. De acordo com Emanuel Pinheiro, ele já atende mais de mil pacientes. A terceira e última etapa deve ser entregue em maio e, assim, 100% do hospital passa a funcionar. Segundo o prefeito, sua meta é não ter mais nenhum paciente nos corredores dos hospitais públicos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet