Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

30% do orçamento

‘Compromete avanço e nos leva à beira de um retrocesso inimaginável’, diz reitora da UFMT sobre corte

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

‘Compromete avanço e nos leva à beira de um retrocesso inimaginável’, diz reitora da UFMT sobre corte
O bloqueio de 30% na verba das instituições de ensino federais, anunciado pelo Ministério da Educação na semana passada foi ‘uma agressão frontal a qualquer oportunidade de desenvolvimento do país’. É o que disse a professora universitária Myrian Thereza de Moura Serra, reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).


Leia também
Corte de mais de R$ 31 milhões no orçamento do IFMT deve impactar diretamente na qualidade do ensino


Surpresa com a notícia repentina do corte para o orçamento de 2019, a professora espera que deputados e senadores do Estado intercedam para que a UFMT, instituição que ela classifica como um patrimônio brasileiro, não seja ‘precarizada’.

“Não é possível pensar em desenvolvimento econômico sustentável desatrelado do desenvolvimento social. Este deve ser capitaneado por políticas educacionais criteriosas, seguidas de perto por investimentos em ciências, tecnologias e inovações. Neste sentido, o ataque ao orçamento das universidades públicas brasileiras é uma agressão frontal a qualquer oportunidade de desenvolvimento do país”, afirmou a reitora.

Em nota publicada no site oficial da UFMT, a professora também diz que o corte extra de 30%, o que equivale a R$ 34 milhões a menos no orçamento de 2019, 'compromete o desempenho e avanço da instituição, e a leva para ‘à beira de um retrocesso inimaginável’.

O Ministério da Educação comunicou na última terça-feira (30) o bloqueio de 30% na verba de todas instituições de ensino federais do país. O anúncio foi feito depois das reações críticas ao corte de verba de três universidades que foram palco de manifestações. São elas: Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal Fluminense (UFF).

Em entrevista ao jornal Estado de S.Paulo, o ministro Abraham Weintraub comentou que "universidades que, em vez de procurar melhorar o desempenho acadêmico e estiverem fazendo balbúrdia, terão verbas reduzidas”.

A UFMT oferece atualmente 113 cursos de graduação, sendo 108 presenciais e cinco na modalidade a distância (EaD), em 33 cidades mato-grossenses. São cinco Campus e 28 pólos de EaD. Na pós-graduação, são 66 programas de mestrado e doutorado. A instituição atende 25.435 mil estudantes, distribuídos em todas as regiões de Mato Grosso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet