Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

​Alarmante

Selma critica taxa de analfabetismo de MT e vê competência do Estado em xeque

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Selma critica taxa de analfabetismo de MT e vê competência do Estado em xeque
A senadora Selma Arruda (PSL) criticou os índices de analfabetismo registrados em Mato Grosso pelo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado tem a maior taxa da região, com 7,5% da população sem saber ler e escrever.  


Leia também:
Senadora Selma Arruda é indicada para presidir Conselho de Ética do Senado
 
Para Selma, os dados colocam em xeque a competência do Estado em lidar com a educação. A senadora fez uso da tribuna no plenário do Senado para falar sobre o assunto.
 
Alarmada, a senadora disse ainda que a realidade de Mato Grosso é pior que os 7,5% registrados em analfabetismo. “Além dos números divulgados, há de se levar em conta o grande número de analfabetos funcionais, pessoas que não capazes de relatar o teor de um texto, que não conseguem reproduzir uma ideia”.
 
Selma lembrou que anos atrás a Secretaria de Educação do Estado vislumbrou um projeto piloto que iria desbancar os índices de analfabetismo nos municípios com baixos índices de alfabetização.
 
A ideia seria o Estado garantir a formação dos professores, a coordenação dos cursos, com cessão de profissionais e salas de aulas, numa tentativa de mobilizar toda sociedade analfabeta.
 
“A medida inovadora e aparentemente simples não saiu do papel e agora o IBGE coloca em xeque a competência do Estado em lidar com o assunto”, ressalta a senadora. 
 
A parlamentar citou como referência o município de Nossa Senhora do Livramento, que era um exemplo de alta taxa de analfabetos em 2010 e continua sendo em 2019. “A nossa capital do estado também não fez a tarefa de casa e registrou 3,6% de analfabetos, também o maior índice entre as três capitais do Centro-Oeste”, frisou. As informações são da assessoria de imprensa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet