Olhar Direto

Domingo, 20 de outubro de 2019

Notícias / Política MT

Assembleia apresenta a Mendes proposta para encerrar greve com reajuste parcelado

Da Redação - Lucas Bólico

10 Jul 2019 - 19:12

Foto: Rogério Florentino Pereira/ OD

Botelho apresentará proposta a Mauro Mendes

Botelho apresentará proposta a Mauro Mendes

O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), terá ainda na noite desta quarta-feira (10) uma reunião com o governador Mauro Mendes (DEM) e com o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, em que apresentará uma proposta formulada pelo parlamento para encerrar a greve na Educação que já dura mais de um mês.

Leia também:
Governo quer aproveitar visita de presidente do Supremo para discutir pagamento do FEX
Professores devem manter greve e Lúdio convoca ocupação da AL para pressionar por nova proposta

Assinada por todos os deputados, a proposta da AL contempla os professores com aumento salarial de 7,69%. O plano prevê que a melhora nos subsídios aconteça de maneira paulatina, em três etapas.
 
A primeira parte do reajuste proposto pela AL aconteceria agosto e seria de 2,6%. A etapa seguinte, corresponde a também 2,6%, seria concedida em novembro. E terceira e última parcela de reajuste ficaria para fevereiro de 2020 e corresponderia a 2,49%.
 
A proposta a ser apresentada pela AL foi debatida entre parlamentares e professores na manhã e desta quarta e chega para a apreciação do Executivo já com a sinalização de aval dos grevistas.
 
A proposta construída hoje leva em consideração o incremento da receita estadual no primeiro quadrimestre por meio do ICMS no valor de R$ 224,5 milhões, em comparativo com o mesmo período do ano passado.
 
Também usa como argumento o aumento da receita por meio do Fethab em R$ 268,2 milhões no primeiro quadrimestre, em relação à previsão orçamentária inicial, e o possível incremento da receita com a lei ainda a ser aprovada que mudará critérios para a concessão de incentivos fiscais.
 
“Nós elaboramos esse documento. Eu já marquei uma reunião com o governador e o secretário da Casa Civil. Terminando a sessão eu vou direto pra lá protocolar essa proposta que nós estamos encaminhando”, afirmou Botelho.

“Todos [deputados] assinaram. Então vamos encaminhar essa proposta em nome da Assembleia Legislativa”, finalizou, ao argumentar que há consenso na casa sobre a proposta.
 
Para justificar o aumento, os deputados argumentam ainda que levaram em consideração a inclusão dos recursos do FEX no cálculo da receita corrente líquida

16 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • INDIGNADA COM ENSINO FRACO
    12 Jul 2019 às 10:09

    E O ENSINO ESTÁ MUITO FRACO AS CRIANÇAS DA 5ª NÃO SABEM NEM A TABUADA COMO VÃO PASSAR NO ENEM ??

  • 11 Jul 2019 às 10:59

    Parabéns povo de Cuiaba. Vocês que vivem de concurso público e do estado. Colheram o que plantaram. Não geram nada, só gastos pra fazer serviço meia boca e de baixa qualidade. Se preocupem não vai abrir mais concursos pra mais gente ficar sem receber e inchar mais as contas públicas. Importante é ter concurso público nessa cidade. Como vamos pagar n importa

  • Arnaldo Leite Albquerque
    11 Jul 2019 às 09:53

    Para aqueles que acham que o imposto do fetab, fex etc, são impostos que devem serem usados em prol do bem estar dos seus contribuintes, foi assim que o agro chegou aonde chegou usando os impostos pága por todos para pesquisas de sementes e insumos que levassem ao sucesso de hoje. Agora é mais que justo que o mesmo dê sua contribuição para o tal desenvolvimento deste estado.

  • João
    11 Jul 2019 às 09:05

    Se o governo dar o aumento de salário para os professores, ele também terá que conceder o RGA para todos servidores do executivo, pois a RGA está prevista em lei...

  • Fagundes
    11 Jul 2019 às 07:16

    GANHAMOS A LUTA COMPANHEIROS!!!!!!! SOMOS FORTES E CADA VEZ MAIS!!!!!!! A LUTA CONTINUA COMPANHEIROS!!!!!!

  • ILDO PEREIRA
    11 Jul 2019 às 07:07

    Grande proposta Deputado, so que o Governo nao tem previsao de dinheiro em CAIXA, autoriza a retirar do excesso de dinheiro que vai para a Assembleia, para que Deputados venham a publico fazer media, como voce esta fazendo agora com esta proposta.

  • Thiago
    11 Jul 2019 às 06:25

    Certinho abra as portas que todas as categorias vão passar pq se dá para um tem que dar para todos.

  • Descrente
    11 Jul 2019 às 06:24

    Birrento como é esse MAURO MENTE é capaz de não aceitar,pois está pouco se lichando para os alunos

  • Eu
    11 Jul 2019 às 04:01

    Então quer dizer que eu pago o FETHAB 1 e 2 com o maior sacrifício do mundo e deixo de reinvestir pra aumentar salário de Professor grevista? Haja dinheiro, é todo ano a mesma coisa...

  • Pepeu
    10 Jul 2019 às 21:24

    Já estava na hora né? Não cumpri a lei e ainda é teimoso. Lei que a Assembléia aprovou. Né? Nós devendo ou não somos obrigados a cumprir, porque o Estado não?

Sitevip Internet