Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Luto

Fundador de rádio e hospital, médico morre aos 78 anos vitima de doença degenerativa

Foto: Reprodução

Fundador de rádio e hospital, médico morre aos 78 anos vitima de doença degenerativa
O médico Takaaki Hosoume, 78 anos, fundador do Hospital São Lucas e da rádio Tucunaré, em Juara (695 quilômetros de Cuiabá), morreu na quinta-feira (25), vítima de complicações causadas pela fibrose idiopática, doença degenerativa que afeta os pulmões. O prefeito da cidade decretou luto oficial.


Leia mais:
Sargento da PM não resiste a paradas cardíacas e morre em decorrência de cirrose hepática
 
O velório ocorreu na Câmara Municipal de Juara. Nesta sexta-feira, o corpo segue para Pompeia (SP). Takaaki, que estava há três anos fazendo tratamento contra a doença, deixa duas filhas e dois netos.
 
O prefeito Carlos Amadeu Sirena assinou luto oficial no município, em razão do falecimento. A assessoria da prefeitura informou que a medida não altera o horário de funcionamento dos órgãos.
 
Em nota, o Poder Legislativo manifesta que, “através de seus vereadores e servidores se junta à dor da família e dos amigos e leva a todos as condolências, pelo passamento deste grande profissional que deixou um legado de amizades e salvou muitas vidas”.

Doença

A FPI é uma doença pulmonar progressiva de causa desconhecida. Por algum motivo, o pulmão perde sua elasticidade e há um aumento descontrolado das células que causam cicatrização (fibrose).  Segundo o dr. Adalberto Rubin, professor adjunto de pneumologia da UFSCPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), o pulmão não consegue mais desempenhar sua função primordial, que é captar oxigênio e oxigenar as células, tecidos e órgãos.

Por causa da falta de oxigênio, quem sofre da doença tem muita dificuldade para realizar atividades cotidianas, como subir um lance de escadas, vestir-se sem ajuda, comer ou regar uma planta.

“Normalmente, após o diagnóstico 50% dos pacientes vão a óbito num período de dois anos”, explica dr. Rubin. (Com informações do Só Notícias)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet