Olhar Direto

Terça-feira, 22 de outubro de 2019

Notícias / Política BR

Mauro discute estratégias para desenvolvimento sustentável da Amazônia com sete governadores

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

02 Ago 2019 - 15:39

Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins

Mauro discute estratégias para desenvolvimento sustentável da Amazônia com sete governadores
Na cidade de Palmas (TO) desde esta quinta-feira (1), o governador Mauro Mendes (DEM) participou do Fórum de Governadores da Amazônia Legal e discutiu estratégias para o desenvolvimento sustentável da região com chefes do Poder Executivo de sete estados. Ao final do encontro, uma carta foi elaborada com as principais demandas dos estados.

Leia também:
Mauro Mendes vai ao Tocantins discutir construção de nova rodovia no Araguaia


Além de Mato Grosso, também participaram do fórum os governadores do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Roraima, Pará, Rondônia, além de Tocantins.

A carta, segundo o Governo, representa o estudo feito pelos técnicos de todos os Estados envolvidos, com foco em transformar a Amazônia Legal em uma região competitiva, integrada e sustentável, até 2030. O planejamento, de 11 anos, foi aprovado pelos governadores e traz também os quatro eixos principais que serão trabalhados em conjunto pelos gestores, a curto, médio e longo prazo.

Além da aprovação do planejamento estratégico, os governadores também defenderam o fortalecimento do Fundo Amazônia como forma de acelerar o desenvolvimento da Amazônia Legal, transformando-a em uma região competitiva, integrada e sustentável.

Vale destacar que esse fundo tem como finalidade captar doações para investimentos não reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento.

Os governadores ainda abordaram a questão do desmatamento ilegal e ratificaram o compromisso institucional de buscar mecanismos reais que garantam o desenvolvimento sustentável da região.

Eixos do planejamento

O primeiro eixo visa trabalhar a economia verde, com foco no fortalecimento das cadeias produtivas regionais e no turismo, voltado para a inserção econômica definitiva da Amazônia nos mercados nacionais e internacionais. Já no segundo eixo, será trabalhada a interação regional, com sistemas de infraestrutura e logística de transporte nos diversos modais.

No terceiro eixo, o objetivo é desenvolver estratégias para a modernização e melhoria de eficiência da gestão dos processos ambientais adequados à implantação de obras e atividades públicas e privadas. O quatro e último eixo é referente à melhoria dos serviços públicos, com destaque para saúde, educação e segurança pública.

Participaram da reunião, além do governador Mauro Mendes, os governadores do Amapá, Antônio Waldes Goes da Silva; do Amazonas, Wilson Miranda Lima; do Maranhão, Flávio Dino de Castro e Costa; de Rondônia Marcos José Rocha dos Santos; do Pará, Helder Barbalho; de Roraíma, Antônio Olivério Garcia de Almeida; do Tocantins, Mauro Carlesse; e o vice-governador do Acre, Wherles Fernandes da Rocha. (Com assessoria)
 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Sinopense
    03 Ago 2019 às 08:59

    Com certeza será um fiasco , sendo presidido por esse senhor.