Olhar Direto

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias | Esportes

Seleção de basquete inicia busca por vaga no Mundial de 2010

Chegou a hora de colocar em prática o plano do técnico Moncho Monsalve. O duelo contra a República Dominicana, estreia da seleção brasileira na Copa América, em Porto Rico, será o primeiro passo rumo à classificação para o Mundial da Turquia, no ano que vem. O jogo será às 17h (horário de Brasília).


O torneio terá dez seleções brigando por quatro lugares entre as 24 que jogarão o Mundial. Os Estados Unidos, atuais campeões olímpicos, e a Turquia, o país-sede, já estão garantidos.

Ao contrário de torneios anteriores, desta vez o Brasil terá quase todos os seus melhores jogadores. Com exceção de Nenê, contundido, os atletas da NBA estão no time: Leandrinho Barbosa (Phoenix Suns) e Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers).

Mas o técnico espanhol, que falhou ao tentar levar o Brasil ao Jogos Olímpicos de Pequim, sabe que não pode contar apenas com as "estrelas" para obter a vaga no Mundial. Ele juntou a força dos jogadores da NBA com a experiência de atletas como Marcelinho Machado e a técnica dos que atuam na Europa, como Tiago Splitter, Guilherme Giovanonni e João Paulo Batista.

A preparação da seleção começou no início deste mês, com treinos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Os atletas não veem a hora de começar o torneio. "A vontade é que a bola suba logo. O Brasil está pronto para o que der e vier", diz o pivô Tiago Splitter, do Baskonia Caja Laboral-ESP.

Antes de ir a Porto Rico, Moncho promoveu um longo processo de testes para chegar aos 12 nomes que foram a Porto Rico. As caras novas da seleção na Copa América são Duda, Diego Pinheiro, Jonathan Tavernari, Olivinha e JP Batista.

"É um aprendizado para toda a minha vida jogar com os melhores brasileiros. Vim para aprender, sobretudo com os jogadores que atuam na minha posição (Alex Garcia, Leandrinho e Marcelinho Machado)", contou Jonathan, que, com 22 anos, é o caçula da equipe.

O ala/pivô Anderson Varejão, que marcou 27 pontos na vitória sobre Porto Rico (80 a 70) pela Copa Tuto Marchand, na semana passada, está empolgado com a chance de ir ao Mundial. "Finalmente nós conseguimos colocar todo mundo junto para jogar o torneio classificatório", comenta. "Acho que nossa equipe está focada, porque treinamos bem e temos tudo para ficarmos com a vaga no Mundial."
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet