Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Desmaios, vômitos e diarreia

Vigilância sanitária recolhe amostra de alimentos para apurar suposta intoxicação alimentar em quase 50 alunos

30 Ago 2019 - 15:41

Da Redação - Wesley Santiago/Da Reportagem Local - José Lucas Salvani

Foto: Reprodução

Vigilância sanitária recolhe amostra de alimentos para apurar suposta intoxicação alimentar em quase 50 alunos
A Vigilância Sanitária recolhe, na tarde desta sexta-feira (30), amostras dos alimentos e água da Escola Abdala, localizada no bairro São Mateus, em Várzea Grande, para apurar um caso de suposta intoxicação alimentar. Quase 50 alunos tiveram de ser socorridos para unidades de saúde após apresentarem desmaios, vômitos e diarreia.


Leia mais:
Mais de 40 crianças são internadas após intoxicação alimentar em escola; fotos
 
Segundo o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, Silvio Fidelis, equipes da Vigilância Sanitária e da equipe da alimentação estão no local colhendo amostras para diagnosticar o que, de fato, ocorreu na tarde desta sexta-feira.
 
“Muitas crianças, ao verem as outras passando mal, também começaram a apresentar os sintomas. Vamos aguardar o resultado para apurar todas as responsabilidades. É importante frisar que não tem produto vencido, estamos tranquilos. A preocupação é que todos estejam bem e voltem para suas casas. Todas receberam um ótimo atendimento no pronto-socorro”, finalizou o secretário.
 
O caso
 
Cerca de 40 alunos da Escola Abdala, localizada no bairro São Mateus, em Várzea Grande, foram encaminhadas ao Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (PSMVG) com suspeita de intoxicação alimentar. Diversos familiares foram até o local em busca de informações.
 
Segundo as informações da Polícia Militar, as crianças têm idades entre seis e dez anos. A principal suspeita é de intoxicação alimentar. No total, segundo a Prefeitura de Várzea Grande, 46 crianças passaram por atendimento.
 
No total, foram 15 crianças encaminhadas para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Ipase e 31 para o Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (PSMVG). Duas já foram atendidas e liberadas.
 
Informações preliminares apontam que as crianças comeram e tomaram suco após o almoço. Logo em seguida, algumas começaram a ter ânsia e desmaiaram, sendo rapidamente socorridas. Os menores também tiveram diarreia. 28 alunos que estavam no local não apresentaram nenhum sintoma, segundo a prefeitura.

A Prefeitura de Várzea Grande se manifestou por meio de nota na tarde de hoje e afirma que na escola onde se registrou o episódio de intoxicação alimentar estudam 800 crianças e menos de 5% desses alunos foram afetados.

Veja a íntegra:

"A Secretaria de Comunicação Social de Várzea Grande por meio de nota vem a público esclarecer os fatos ocorridos no início da tarde desta sexta-feira, dia 30, onde 45 crianças deram entrada em duas unidades de saúde de Pronto Atendimento de Várzea Grande, vítimas de possível intoxicação alimentar, por volta das 14h. Sendo 30 delas,  no Hospital e Pronto-socorro Municipal de Várzea Grande e 15 na Unidade de Pronto Atendimento (Upa) do Ipase. A Vigilância Sanitária de Várzea Grande foi acionada, esteve na escola e fez a coleta de todos os possíveis alimentos que foram ingeridos pelos alunos, para que sejam feito análise em laboratório do material. Também foi colhida amostras de sangue dos alunos que passaram pelas unidades de saúde. Todos os 45 alunos foram prontamente recebidos, medicados e liberados já com os medicamentos prescritos pelos médicos.

Vale ressaltar que na escola estudam 800 crianças e menos de 5% desses alunos foram afetados".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet