Olhar Direto

Domingo, 18 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

URGENTE

Barragem de mineração se rompe na Grande Cuiabá; dois ficam feridos

01 Out 2019 - 11:51

Da Redação - Wesley Santiago/Patrícia Neves

Foto: Reprodução

Imagens que seriam do local da barragem circulam pelas redes sociais

Imagens que seriam do local da barragem circulam pelas redes sociais

Uma barragem se rompeu na região da cidade de Nossa Senhora do Livramento (38 quilômetros de Cuiabá), na manhã desta terça-feira (01). Equipes da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e da Defesa Civil do municipio foram encaminhadas para o local. O local pertence a um garimpo. Duas pessas, que trabalham na empresa, ficaram feridas. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Prefeitura.


Leia mais:
Barragem de mineração se rompe na Grande Cuiabá; dois ficam feridos

O secretário de Administração da cidade, Manoel Gonçalves, disse ao Olhar Direto que o prefeito passou a informação e encaminhou uma equipe da Defesa Civil para a área, que pertence a um garimpo.

O prefeito da cidade, Silmar de Souza, relatou à reportagem que um morador da região foi quem trouxe a primeira informação do rompimento da barragem. A mesma pessoa também afirmou que perdeu pelo menos parte de seus animais por conta da tragédia.

A região é conhecida como 'brejal'. No total, existem de quatro a cinco comunidades no local. 

O secretário da cidade ainda comentou que neste momento não há a necessidade de evacuação na cidade, já que o local fica a 30 quilômetros de onde a barragem se rompeu. 

A barragem, que fica a cerca de 30 quilômetros de Nossa Senhora do Livramento, é considerada de baixa categoria de risco e baixo dano potencial. No cadastro nacional, o empresário Marcelo Massaru Takahashi aparece como o empreendedor. Ele é sócio da VM Minerações.

O prefeito da cidade, Silmar de Souza, confirmou ao Olhar Direto que as primeiras informações apontavam que a barragem pertence a Marcelo Takahashi.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) informou que uma equipe, em conjunto com a Agência Nacional da Mineração (ANM), está em Nossa Senhora do Livramento para avaliar os impactos ambientais de rompimento de barragem de mineração.

Ainda conforme a pasta, o empreendedor comunicou o ocorrido à Sema e aos demais órgãos de controle e relatou que já tomou as primeiras providências, como a construção de diques de contenção.

Atualizada ás 11h58, 12h e 12h14.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet