Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Racha no Alencastro

Vice-prefeito de Cuiabá rebate crítica do próprio secretário: ‘estão apavorados’

11 Out 2019 - 12:10

Da Reportagem Local - Carlos Gustavo Dorileo/Da Redação - Lucas Bólico

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Vice-prefeito de Cuiabá rebate crítica do próprio secretário: ‘estão apavorados’
O vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro (Podemos), rebateu na manhã desta sexta-feira (11) as críticas feitas a ele pelo secretário de Planejamento da Capital, Zito Adrien, em entrevista ao Olhar Direto. Chamado de não confiável e apontado como motivo de desconforto no Palácio Alencastro, Niuan se disse triste e alfinetou: “eu acho que eles estão meio apavorados”. A relação entre vice e a equipe do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) se degradou a medida que o recém-filiado ao Podemos iniciou articulações para lançar-se candidato a prefeito em 2020.


Leia também:
Secretário diz que Niuan não é um vice confiável e que sua presença no Alencastro causa desconforto

“Eu vejo isso com muita tristeza, com muito pesar que eu vejo isso. Até porque o Zito é uma pessoa que a gente tem um convívio pessoal, que a gente tem uma amizade. Sou muito amigo do filho dele, inclusive, e o Zito sabe que eu fui lá várias vezes, que a gente foi para Brasília junto, que a gente tem trabalhado incessantemente pelo bem de Cuiabá e com certeza se ele está dando uma declaração dessa para o Olhar Direto, eu acho que eles estão meio apavorados com alguma coisa, eu não sei o que”, rebateu.
 
Niuan declara sempre teve postura de independência na gestão e tenta representar, dentro do Alencastro, a voz das ruas. “E a questão de ser [apontado como não] confiável, eu tenho a minha consciência tranquila, o meu compromisso sempre foi com o povo e muito pelo contrário, a administração tem muitas respostas a dar à população. Tem muitas respostas. A gente tem cobrado essas respostas tanto administrativas quanto políticas, a gente vê uma névoa ai de indagações, de questionamentos, principalmente no campo ético, no campo moral sobre a administração”, atacou Niuan.
 
O vice-prefeito ainda cobrou sindicância para apurar supostas irregularidades em aluguel para escritório da Sec 300. “Eu acho que os gestores têm que entender que a gente está em pleno século 21, a gente está na era da modernidade, do Facebook, do Instagram, não tem mais como tapar o sol com peneira e esses discursos midiáticos não dão mais o efeito que davam antes. Então eu acho que a gestão tem que avançar, tem que se modernizar e é por isso que eu dou a minha opinião doa a quem doer. Porque meu compromisso é com a população e eu não vou me curvar meus princípios éticos e morais e tudo aquilo que a gente acredita quando entrou na política, eu não vou mudar essa linha. Eu vou continuar caminhando”.
 
Pré-candidato
 
As críticas de Zito a Niuan levam em consideração o fato de o vice se manter na atual gestão enquanto planeja candidatura própria para enfrentar o atual prefeito em 2020. Em resposta, Niuan disse ser um vice atuante e que a militância partidária não atrapalha seu desempenho no atual cargo.
 
“A gente tem feito um trabalho forte dentro do Podemos, fortalecendo nosso partido, fortalecendo principalmente a chapa de pré-candidatos, ao mesmo tempo a gente tem cumprido com as nossas obrigações dentro da vice-prefeitura e todo mundo sabe que aos olhos da população a gente é um dos vice-prefeitos mais atuantes hoje do estado, de Cuiabá quiçá porque o vice-prefeito sempre fica naquela posição meio que escondido e eu sempre falei desde o início que eu não vim aqui para ser peça de decoração”.
 
O vice ainda aproveitou a critica de Zito para colocar em xeque o mote da gestão de Emanuel Pinheiro. “Eu acho que a crítica, se ela vem no sentido de contribuir com a gestão, ela é positiva e o gestor tem que ter essa sensibilidade. A gente não está falando de uma gestão humanizada, cadê a humanização então? Porque se o gestor não é capaz de ouvir o que seu vice está falando, imagina o coitadinho da periferia, o pobrezinho que não tem voz e não tem vez. Então se eles vêm pra cima de mim com todo esse ódio, com toda essa mágoa, então imagina o que eles não fazem com o povo que está mais escondido ali e que tem menos condições de se defender?”.
 
Críticas do secretário de Planejamento
 
Homem de confiança do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), o secretário de Planejamento Zito Adrien teceu duras críticas ao comportamento do vice-prefeito em entrevista exclusiva ao Olhar Direto. De acordo com Adrien, Cuiabá não tem um vice confiável e sua atitude está causando desconforto em todo o secretariado.
  
“Eu acho que ele perdeu uma oportunidade enorme de ser vice e agora quer ser prefeito. Se ele sentou duas vezes na minha frente para saber o que estava acontecendo na prefeitura foi muito. O vice precisa ser atuante, tem uma estrutura que foi dada a ele. Se você fica dois anos e meio na gestão e não diz para que veio, como é que agora você quer repensar a cidade se está ai como vice e não teve nenhuma atuação?”, questionou o secretário.

“Acho até que ele é um garoto bom, mas é despreparado politicamente. Agora se ele quer repensar Cuiabá, pois que entregue o cargo e diga que não quer ser mais desta gestão, que tem hoje mais de 70% de aprovação. Ele já deveria ter renunciado”, avaliou.

O comandante do Planejamento de Cuiabá também declarou que o vice hoje é visto com desconfiança por todos no Palácio Alencastro e que sua presença causa desconforto na maioria dos secretários.

“Ele tem o direito de querer ser prefeito, até porque o Emanuel ainda nem decidiu se quer disputar reeleição, mas ele não pode articular uma situação paralela, sendo vice, usufruindo das benesses da prefeitura. Ele não colabora com a gestão, critica a gestão e ainda monta um processo paralelo à gestão. Nós como secretários estamos desconfortáveis com isso. Não sei se o prefeito se sente assim, mas eu como secretário não me sinto confortável com esta situação, pois não temos um vice confiável”, afirmou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet