Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Entidades tomam conhecimento de conservação da região Noroeste de MT

A Superintendência de Biodiversidade da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SEMA) realizou hoje (13 ), em Chapada dos Guimarães, uma apresentação aos representantes do Programa das Nações Unidas (PNUD) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC ), sobre os avanços do projeto de Conservação e Uso Sustentável, o plano futuro para 2009 e 2010. Os representantes farão a avaliação do plano para continuidade do projeto. O projeto de conservação tem como objetivo compatibilizar o desenvolvimento socioeconômico com a conservação da biodiversidade, através da realização de ações em conjunto com as esferas do governo federal, estadual e municipal. 


A proposta abrange municípios do Noroeste do Estado do Mato Grosso como: Aripuanã, Castanheira, Juina, Juruena, Colniza e Rondolândia. Experiências como a produção de palmito de pupunha cultivada em consórcio com espécies madeiráveis e o extrativismo de castanha do Brasil tem trazido resultados significativos para as comunidades envolvidas neste projeto e para a conservação da biodiversidade local.

Outros resultados importantes têm sido alcançados com a ampliação e consolidação de Unidades de Conservação, incluindo áreas de uso sustentável, como a Resex Guariba-Roosevelt e Terras Indígenas na região, que em seu conjunto representam 42% do território.

O evento contou com a presença do Coordenador da Unidade de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PNUD, Carlos Ferreira de Abreu Castro e o do Técnico da Coordenadoria Geral de Cooperação Técnica Recebida Multilateral, Eron Carlos da Costa, além de contar com a presença de agricultores que trabalham com o os Sistemas Agro-florestais, representantes de extrativistas da RESEX Guariba Roosevelt e populares tradicionais e o povo indígena.

“Devido estarmos com um nível de consolidação do projeto bastante efetivo, apresentaremos o plano de ação para continuarmos a compatibilização do uso com a conservação da biodiversidade para a região do projeto.” comenta a Superintendente de Biodiversidade Eliani Fachim.

O recurso para execução do projeto é oriundo do GEF (Global Environmet Facility) e é executado pela SEMA, monitorado pelo Programa das Nações Unidas (PNUD) e pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC).


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet