Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Política MT

opinião de henry

Cenário político é "verdadeira clareira" sem nenhum favorito

30 Ago 2009 - 09:10

Marcos Coutinho e Rosângela Mendes especial para Olhar Direto

Embora três pretensos candidatos, o senador Jaime Campos (DEM), o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB) e o vice-governador Silval Barbosa (PMDB), já caminham o estado para tentar emplacar seus nomes à sucessão do governador Blairo Maggi (PR), o “cacique” do PP, deputado federal Pedro Henry, avaliou, em entrevista exclusiva ao Olhar Direto, que no momento existe uma "verdadeira clareira política” em Mato Grosso, e que o cenário ainda não revela nome de favoritos.


Isso porque, os três pretensos sucessores do governador republicano têm se esforçado, mas o panorama, segundo Henry, ainda está indefinido, e nenhum dos três largou a frente na “disputa”. Ou melhor, na visão do parlamentar, ainda não existe disputa política, porque o “trio” sequer convergiu para disputa eleitoral de forma efetiva.

“O processo ainda está cru, existe um vazio político, que deve se afunilar somente em janeiro de 2010. Nenhum dos três nomes cogitados tem tendência. O terreno está amplamente aberto, sem preferido e também nenhuma convergência”, analisou Henry.

De acordo com o progressista, esse panorama, sem “grandes” nomes para disputa é a reedição do cenário político de 1.978, que com a divisão do estado de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, os maiores nomes políticos optaram por Mato Grosso do Sul. A repetição do fato no estado deve-se a desistência de Maggi em disputar o Senado Federal.

“O estado em 78 virou uma verdadeira ‘clareira’ política e nesse vazio, sem nomes de peso para disputa a época foi determinante para disputa do senador Jaime Campos”, afirmou o progressista.

Mesmo diante da “peregrinação” dos três, em busca da vaga, o esforço não tem produzido muitos efeitos, de acordo com Henry.

Possivelmente, com vistas as eleições de 2010, Jaime, já até se licenciou, mesmo alegando motivos pessoais. Na corrida pelo Paiaguás, Blairo, o padrinho político de Silval tem “suado” a camisa, ou melhor, deixado de soar. Isso porque já deixou o Executivo Estadual por consecutivas vezes, na tentativa do peemedebista ser a bola da “vez” em 2010.

Outro que tem entrado na “romaria” a moda “mineirinha”, sem assumir publicamente que é candidato é o prefeito tucano Wilson Santos, que também já tem feito visitas a alguns municípios do interior de Mato Grosso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet