Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

tabela do sus

Secretaria reconhece defasagem em salário de médicos e cita Incentivo de Valorização

Foto: Gustavo Duarte - Prefeitura de Cuiabá

Secretaria reconhece defasagem em salário de médicos e cita Incentivo de Valorização
Após informações de que os médicos anestesistas de Cuiabá cogitam uma greve a partir do dia 10 de março em razão da defasagem da complementação aos valores da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria Municipal reconheceu o fato, mas citou o Incentivo de Valorização de Qualidade aos prestadores que entregam os serviços pactuados com qualidade.


Leia mais:
Médicos anestesistas de Cuiabá cogitam greve a partir de março

Sobre as declarações do presidente da Anesclin e do vereador Ricardo Saad a respeito da tabela SUS, o secretário  de Saúde Luiz Antonio Pôssas de Carvalho esclareceu que a tabela SUS é definida pelo Ministério da Saúde. Logo, nem Cuiabá ou qualquer outro município  do Brasil possuem legalidade para aumentar, diminuir ou fazer quaisquer alterações que porventura sejam requeridas pelos médicos ou prestadores de serviços.

Conforme posicionamento, a SMS está finalizando um estudo do IVQ, em que fará um encontro de valores pagos às filantrópicas. O objetivo é que a finalidade do IVQ realmente seja destinada aos prestadores que se dedicam à atender com a máxima qualidade e humanização determinados pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Quanto aos valores pagos ao Santa Helena e ao HMC, informou que é necessário esclarecer que o primeiro tem se enquadrado aos critérios de humanização de atendimento e parceria do Município. Dedicando-se assim para além das contratualizações - o que tem proporcionado zerar diversas filas.

Já com relação ao HMC, o SUS determina que primeiro valorize-se as unidades próprias, seguidas pelas filantrópicas e em último caso as particulares. É o que a gestão Emanuel Pinheiro tem feito. Inclusive, essa derivação às unidades próprias fez com que em apenas um ano a rede SUS Cuiabá tivesse um acréscimo real de 100% de sua capacidade de atendimento.

Com relação a estar aberto às discussões de melhorias, o gestor da Saúde informou que sempre esteve aberto à essa e ou, qualquer outra categoria para debater melhorias a Saúde de Cuiabá. Porém, salientou que não pactua com a prática de monopólio que objetiva a contratação apenas de um prestador encarecendo e inviabilizando a prática da livre concorrência e melhor preço.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet