Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

H1N1

Estado de Mato Grosso confirma primeiro óbito por Influenza A

A Secretaria de Estado de Saúde tem a notificação e confirmação do primeiro óbito da Influenza A (H1N1) em Mato Grosso.

A Secretaria de Estado de Saúde tem a notificação e confirmação do primeiro óbito da Influenza A (H1N1) em Mato Grosso. O Laboratório Central do Estado do Paraná informou o resultado positivo para a Influenza A (H1N1), de uma senhora de 32 anos que faleceu no município de Toledo, no Paraná. A mulher morava no município de Rondonópolis. O marido e os dois filhos receberam atendimento médico no Paraná, foram medicados e passam bem.


Os filhos continuam sob monitoramento em domicílio pelo município de Toledo onde permanecem com familiares. O cônjuge esta recebendo monitoramento domiciliar em Rondonópolis.

O Estado aguarda o resultado laboratorial de outros 03 óbitos. Sendo que 01 no município de Sorriso, outro de Rondonópolis e 01 em Primavera do Leste.

O Ministério da Saúde tem a sua disposição três laboratórios de referência e que fazem os exames da influenza A (H1N1). O Adolfo Lutz localizado no Estado de São Paulo que é referência para Mato Grosso. A Fiocruz do Estado do Rio de Janeiro. E o Evandro Chagas no Estado do Pará. O Ministério da Saúde credenciou o Laboratório Central do Estado do Paraná, para atender a demanda do próprio Estado.

O Estado reitera que vem adotando todas as medidas acordadas com os protocolos do Ministério da Saúde no enfrentamento da Influenza A (H1N1) e para tanto deve-se observar as medidas de prevenção que podem ser adquiridas por meio dos sites www.saude.gov.br e www.saude.mt.gov.br, além dos telefones do Ministério da Saúde 0800-61-1997 e do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) 0800-6471201

MEDIDAS GERAIS DE PREVENÇÃO DA INFLUENZA A (H1N1)

Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar;

Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável;

Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;

Pessoas com gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, portanto não devem frequentar as aulas, trabalho ou outras atividades fora do domicílio no período de até 7 dias depois do início dos sintomas (A gripe ou síndrome gripal é definida como doença aguda, com duração máxima de 5 dias, apresentando febre, tosse ou dor de garganta);

Recomenda-se que a pessoa doente com gripe, se possível, permaneça em domicílio, evitando o contato próximo com outras pessoas (o período de transmissibilidade para adultos são de 7 dias a partir do inicio dos sintomas e crianças menores de doze anos são de 14 dias).

Não usar medicamentos sem orientação médica. A automedicação pode ser prejudicial à saúde;

Manter os ambientes ventilados, na medida do possível manter salas de aula, ambientes de trabalho e domicílios com portas e janelas abertas para favorecer a ventilação do ambiente.

QUANDO PROCURAR ATENDIMENTO MÉDICO?

Se você estiver com febre acima de 38ºC, tosse e apresentar dificuldade respiratória, procure o seu médico ou a Unidade de Saúde mais próxima.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet