Olhar Direto

Notícias / Política MT

Avanço de coronavírus poderá adiar eleição suplementar em Mato Grosso

Da Redação - Wesley Santiago

16 Mar 2020 - 08:03

Foto: Reprodução/Ilustração

Avanço de coronavírus poderá adiar eleição suplementar em Mato Grosso
A eleição suplementar para preencher a vaga da senadora cassada, Selma Arruda, poderá ser adiada por conta da pandemia de coronavírus. A informação foi divulgada na coluna ‘Painel’, da Folha de S. Paulo. Vale lembrar que um pedido já foi negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anteriormente.

Leia mais:
TSE nega pedido de Mauro Mendes que buscava adiar eleição ao Senado
 
Conforme a coluna, a eleição – que está marcada para acontecer no dia 26 de abril, poderá ser adiada. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, vai conversar sobre o tema com os ministros do STF nesta segunda-feira (16).
 
No dia 09 de março, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou pedido do governador Mauro Mendes (DEM) para suspender a eleição suplementar ao Senado. Havia sugestão para realização junto do pleito municipal, em outubro.
 
Requerimento se apoiou em três argumentos. O primeiro fato foi que o cargo não está vago. Mesmo com a cassação de Selma Arruda confirmada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a juíza aposentada ainda permanece no cargo, aguardando rito interno que prevê ampla defesa.
 
O segundo fato foi que o custo financeiro que a eleição suplementar pode gerar, estimado em R$ 8 milhões. Conforme o governador, seria mais “sensato” realizar o pleito suplementar no mesmo período da eleição municipal, em outubro.
 
O terceiro argumento citou risco à saúde pública. Segundo o governador, o coronavírus está em expansão. Assim, seria necessário evitar aglomerações e compartilhamento de objetos.
 
Em razão de não ter nenhum caso confirmado em território mato-grossense, não há recomendação para fechamento de locais com concentração de pessoas, como escolas, cinemas e bares.

10 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • zé ((((RGA))))
    16 Mar 2020 às 17:47

    TOMARA QUE ESSA ELEIÇÃO SEJA DEPOIS DO DIA 10 JUNHO quero ver MAURO MENTIIII si em 1º MAIO voçê implanta (((RGA)))) são só 12.79% fora os RETROATIVO desde OUTUBRO 2018 {{{resultado resposta vai ser na eleição}}}

  • Lindalva Moraes
    16 Mar 2020 às 14:36

    Vamos ter que continuar sustentando Selma? Chega a ser ridículo.

  • AVANÇA MT
    16 Mar 2020 às 13:16

    NÃO DEVERIA HAVER MESMO SÓ MAIS UM PARA SUSTENTARMOS ACORDA POVO VAMOS PRESSIONAR NÃO DEVERIA NEM HAVER SENADO JÁ TE, 513 DEPUTADOS NA CAMARA PARA SUSTENTARMOS NOS CUSTA BILHÕES E ESTAMOS NA LONA

  • Gilberto
    16 Mar 2020 às 12:25

    Essa eleicao é uma burrice sem tamanho. Agora ficou ainda pior. Espera juntar com o pleito municipal, muito menos gasto e sao apenas seis meses depois.

  • VARZEAGRANDENSE
    16 Mar 2020 às 10:18

    NO P.S DE VÁRZEA GRANDE TEM MUITA GENTE SOFRENDO POR FALTA DE RECURSOS ,NÃO PRECISA NEM DE SENADORES E NEM DE SENADO , JÁ TEM MUITO DEPUTADO EM EXCESSO ASSIM COMO VEREADOR EM .VG TEM EM EXCESSO .

  • Mulher ma
    16 Mar 2020 às 10:07

    Na verdade nao deveria ter eleicao nenhuma. Ja chega de colocar oportunistas que nao resolvem nada. O povo sempre e feito de idiota. A vaga deveria ficar vazia.

  • José ribamar
    16 Mar 2020 às 09:57

    Mais uma tentativa do queimado e desesperado Governador Mauro Mendes, verificar no Google, em que partido esse cidadão é filado, claro que é da ala DEM do Mal, querendo dar rasteira em Julinho, porque todos sabem que nesta eleição curta, não dá tempo para os anonimatos se ele elencar, abre olho Julinho a trairagem dos desesperado depois da sua convenção despertou todos !

  • JORGE LUIZ
    16 Mar 2020 às 09:01

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • nelson
    16 Mar 2020 às 08:55

    agora todo cuidado é pouco, devera ser portergada essa eleição suplementar

  • Henrique
    16 Mar 2020 às 08:28

    Medida correta, com exceção dos candidatos de carreira, que visam mais interesses próprios, não estão nenhum pouco preocupados com a saúde dos eleitores, mesários e demais servidores do TRE-MT, fora a despesa que o Erário deixará de fazer. Na verdade é melhor para todos, com exceção dos canditados, que a eleição para o senado seja realizada no mesmo dia das eleições municipais, marcadas para outubro.

Sitevip Internet