Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de julho de 2024

Notícias | Política MT

Vídeo de despedida

Selma afirma que Fávaro usou subterfúgios ilícitos para chegar ao Senado e teve apoio de Eraí Maggi

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Selma afirma que Fávaro usou subterfúgios ilícitos para chegar ao Senado e teve apoio de Eraí Maggi
A ex-senadora Selma Arruda (Podemos) publicou um vídeo, nesta sexta-feira (17), onde acusa o agora senador Carlos Fávaro, que ficou com sua vaga mediante uma liminar conseguida na Justiça, de ter se utilizado de subterfúgios ilícitos para chegar ao Senado Federal. Além disto, a juíza aposentada pontua ainda que ele teve ajuda do empresário Eraí Maggi para tirar sua cadeira em Brasília (DF).


Leia mais:
Selma recorre ao STF contra decisão do Senado que acatou cassação de seu mandato
 
“Hoje tomou posse no Senado Federal Carlos Fávaro, que não foi eleito pelo povo e se utilizou de muitos subterfúgios ilícitos para chegar onde chegou, com apoio dos poderosos do Estado, como é o caso de Eraí Maggi. A imprensa toda está falando sobre isso, então não tenho motivo para esconder isso de vocês”, disse Selma Arruda em vídeo publicado nas redes sociais.

 

Selma pontua que estas pessoas não a queriam no Senado e fizeram de tudo para tirá-la de lá. Acrescenta ainda que, enquanto esteve senadora, fez de tudo para honrar cada um dos votos recebidos, participou da relatoria de vários projetos e foi autora de muitos outros, sempre defendendo os interesses da população e do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
 
“Quero agradecer todos os votos e dizer para que fiquem tranquilos. Não cometi crime de caixa dois, não abusei do poder econômico, até porque não tenho nenhum. Agora, não posso recorrer da decisão porque a Justiça parou de ter aquela pressa toda que teve quando era para me condenar. O processo está trancado. Fávaro conseguiu uma liminar com o ministro Tófolli. Fez com que o Senado, Davi Alcolumbre, aquele povo lá, fizesse uma sessão secreta. Ainda teve a desnecessária posse hoje, tudo muito rápido para que não houvesse tempo de eu recorrer antes disto”, pontuou a senadora.
 
Por fim, Selma confirmou que deve permanecer em Cuiabá, onde trabalhará como advogada. “Quero ajudar as pessoas que já sofreram ou que vão sofrer as injustiças como as cometidas contra mim. Devo ficar em Mato Grosso até o fim das eleições municipais e vou ajudar a derrubar os corruptos. Deixo a vocês o meu abraço e digo que continuo lutando, seja onde for”, finalizou.

Recurso

A ex-juíza e ex-senadora Selma Arruda (Podemos) entrou com um recurso contra a decisão da Mesa Diretora do Senado e contra o senador Davi Alcolumbre (DEM-AM), presidente, por terem acatado sua cassação pela Justiça Eleitoral. Ela afirma que teve seu direito à ampla defesa cerceado. Selma perdeu seu mandato no Senado, oficialmente, no último dia 15. 

Por entender que teve seu direito à ampla defesa cerceado, Selma pediu a suspensão dos efeitos da decisão da Mesa Diretora do Senado, que acatou sua cassação e determinou perda do mandato. A defesa de Selma é patrocinada pelos advogados Gustavo Bonini Guedes, Cassio Prudente Vieira Leita, Rick Daniel Pianaro, Luiz Paulo MUller Franqui e Guilherme Malucelli, todos do Paraná, mesmo estado do líder do Podemos no Senado, o senador Alvaro Dias.

Cassação

Selma teve o mandato cassado por decisão da Justiça Eleitoral.  Plenário do Tribunal Superior Eleitoral manteve a cassação dos diplomas da juíza aposentada, de seu 1º suplente, Gilberto Possamai, e da 2ª suplente da chapa, Clerie Mendes, pela prática de abuso de poder econômico e arrecadação ilícita de recursos nas Eleições Gerais de 2018.
 
A Corte Eleitoral determinou a convocação de novo pleito, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso (TRE-MT), para a escolha de novo representante.
 
O TSE observou ainda a necessidade de remeter o procedimento para a sua efetivação perante o Senado, resguardando direto ao exercício da ampla defesa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet