Olhar Direto

Terça-feira, 06 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

doenças em geral

Cuiabá tem 70% dos leitos de UTI ocupados na rede municipal

Foto: Reprodução

Cuiabá tem 70% dos leitos de UTI ocupados na rede municipal
Setenta por cento dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede municipal de saúde em Cuiabá estão ocupados, por pacientes com diversas doenças, e não somente com o novo coronavírus (Covid-19). Apesar disso, a Secretaria de Estado de Saúde garante que prevê 109 leitos somente para atingidos pela pandemia.


Leia também:
Mauro avisa que quarentena volta se MT chegar a 60% de ocupação em leitos da Covid-19
 
Em todo o estado, atualmente há 27 leitos exclusivos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com COVID-19. Destes leitos, apenas 3 estão ocupados com pacientes em tratamento do coronavírus. Mas, no total, Mato Grosso é o sexto Estados com o maior número de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) ocupadas no país.
 
Na capital, atualmente, há dois pacientes internados na UTI, sendo um com caso confirmado de COVID-19 e um com suspeita. No caso das enfermarias, há 235 leitos específicos para a doença, e nenhum deles está ocupado. Já no caso de outras doenças, atualmente 55% dos leitos de enfermaria estão ocupados por pacientes em geral.
 
De forma geral, não faltam leitos nem para pacientes com coronavírus e nem para pacientes com outras doenças. No entanto, é isso que se quer impedir com as medidas de isolamento social, já que em um possível ‘colapso’ da saúde pública, nenhum paciente consegue ter acesso ao tratamento. Também por este motivo, o governo corre contra o tempo para construir novos leitos. 
 
Em nível estadual, o governador Mauro Mendes afirmou que, caso a ocupação dos leitos exclusivos para a Covid-19 chegue a 60%, as medidas de restrição devem voltar. Neste momento, elas foram ‘relaxadas’, e houve concessão na abertura de parques, igrejas, dentre outros.
 
Em Cuiabá, Emanuel Pinheiro determinou a reabertura gradual do comércio a partir da próxima segunda-feira (27), e estuda readequar os horários para que não haja ‘horário de pico’ com lotação do transporte público.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet