Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Cultura

Festival

Prefeito destaca importância do festival cururu e siriri

Foto: Arquivo/OD

Prefeito destaca importância do festival cururu e siriri
O prefeito Wilson Santos disse ontem à noite, durante a abertura do 8º Festival Cururu e Siriri, realizado pela Prefeitura de Cuiabá, que o festival é o maior espetáculo da cultura mato-grossense. “Este festival representa o resgate das tradições mato-grossenses”, disse o prefeito que abriu o 8º festival ao lado da primeira-dama e presidente do IPDU, arquiteta Adriana Bussiki Santos, do secretário de Cultura, Mário Olímpio, e dos vereadores Néviton e Antonio Fernandes.


O festival, que reúne grupos de vários municípios, prossegue neste sábado e domingo, no bairro do Porto, com entrada gratuita. São três grandes grupos de cururueiros, 18 grupos de siriri categoria adulto, quatro categoria infantil e participações especiais dos Quilombolas de Nossa Senhora do Livramento e da Melhor Idade da Varginha, de Santo Antonio do Leverger.

Vindos de 13 localidades do Estado, os grupos fazem do Festival um espetáculo de cores e movimentos, em que o folclore ganha a cena. “O festival cururu e siriri se consolida a cada ano”, resumiu o prefeito sobre a maior referência da cultura popular do Estado.

O 8º Festival Cururu Siriri tem espaço próprio, uma praça de 6.400m² com capacidade para receber 20 mil pessoas diariamente. O festival abriga ainda o 4º Festival Gastronômico e a 4ª Feira de Artesanato, coordenados pelo Sebrae-MT. Nove empresas: Cone Pizza, Regionalíssimo, Confrade, Rosana Pavão Comidas Típicas, Buffet Norma Rodrigues, Sabor do Amor, Divina Gula, Iamaguchi e Pedro Pastéis oferecem seus saborosos quitutes. No cardápio, pratos das cozinhas brasileira, internacional e típica, como arroz maria isabel, farofa de banana, espetinhos de frutas banhadas em chocolate, doces, risoto de carne de sol. Tem novidades, como o crepe de banana com paçoca de pilão.

O cururu é uma música e dança executada por dois ou mais cururueiros, que cantam, dançando ou não, em dupla, em desafio à outra dupla, ou com mais parceiros, uma música de poucas notas, repetitiva, acompanhada pelo ritmo marcado pelas violas-de-cocho e ganzá, trovos, carreiras e toadas sobre religião.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet