Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Educação

400 jovens do sertão cearense aprendem em instituto criado por poeta

Crianças e adolescentes do sertão cearense brincam e aprendem em cursos mantidos por um instituto cultural criado pelo poeta Patativa do Assaré, que morreu há sete anos. É um município de 20 mil habitantes na região sul do Ceará. Em Assaré, a 580 quilômetros de Fortaleza, viveu Antonio Gonçalves da Silva, o Patativa, um homem da terra por nascimento e poeta por vocação.


Patativa do Assaré nem chegou a completar o ensino primário. Era cego de uma vista e com a outra enxergava mal. Mas nada disso o impediu de aprender a ler poesia. Ele escreveu os primeiros versos ainda aos 13 anos.

Patativa do Assaré morreu em julho de 2002 em decorrência de uma pneumonia. A antiga casa de barro onde cresceu foi reformada este ano para as comemorações do seu centenário de nascimento. Atualmente, grupos de estudantes visitam o lugar.

“Cada comemoração que se faz para falar sobre o meu pai é um prazer”, falou Inês Cidrão Alencar, filha de Patativa.

Ainda em vida, Patativa criou uma fundação memorial, para preservar a cultura popular. No acervo estão a obra completa do poeta, objetos pessoais, títulos que ele recebeu e fotos.

“Ele falava que o memorial não era dele e sim das pessoas de Assaré, para ajudar na divulgação da cultura”, lembrou Isabel Cristina da Silva, neta de Patativa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet