Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Escalada de óbitos

Em VG, um em cada 19 casos confirmados de coronavírus termina em morte; veja outros municípios

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Em VG, um em cada 19 casos confirmados de coronavírus termina em morte; veja outros municípios
Um em cada 19 casos confirmados do novo coronavírus termina em morte. Isso é o que mostra levantamento feito pelo Olhar Direto, com base nos dados divulgados no fim da tarde do último domingo (07), pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). A taxa é quase três vezes maior que a média do estado, que é de um em cada 51. Até a manhã desta segunda-feira (08), foram 113 óbitos em decorrência da Covid-19.


Leia mais:
Veja lista das cidades de Mato Grosso em que não há casos ativos de coronavírus
 
O levantamento mostrou que Várzea Grande tem média de uma morte para cada 18,45 casos. Em Sinop, no interior do Estado, a situação é ainda pior. No município, a média é de um óbito a cada 16,66 casos confirmados.
 
Cuiabá, apesar de ter o maior número de óbitos do Estado, tem média de uma morte a cada 50,5 casos. Depois, aparece Rondonópolis, com uma morte para cada 25,5 pessoas que testaram positivo.
 
Mato Grosso, que confirmou no fim de domingo 4.033 casos de coronavírus e 113 mortes, tem média de um óbito para cada 35 pessoas que testaram positivo para a doença.
 
O trágico ranking de mortes pelo coronavírus tem as seguintes cidades: Cuiabá (24); Várzea Grande (20); Rondonópolis (12); Sinop (6); Pontes e Lacerda (5); Cáceres (5) e Barra do Garças (5).

Várzea Grande

Recentemente, o secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo lamentou a atitude da população de Várzea Grande e de alguns bairros de Cuiabá, que continua se aglomerando nas ruas. Segundo ele, “parece que a população acha que não existe uma pandemia”, e a consequência disso será ainda mais mortes e casos do novo coronavírus (Covid-19).

As críticas do gestor foram ainda mais duras com os munícipes de Várzea Grande. “Olha, aqui na grande Cuiabá a gente percorre alguns bairros, na Várzea Grande, parece que a população acha que não existe uma pandemia. A população da Várzea Grande acha que ganhou um hospital que salva todo mundo. O Hospital, primeiro, não é exclusivo pra Várzea Grande, ele é pro Estado de Mato Grosso. E o que nós queremos não é vocês dentro do hospital”, afirmou.
 
Dados
 
Dentre os 20 municípios com maior número de casos de Covid-19, estão Cuiabá (1.212), Várzea Grande (369), Rondonópolis (306), Primavera do Leste (178), Tangará da Serra (173), Sorriso (140), Confresa (138), Lucas do Rio Verde (122), Sinop (100), Barra do Garças (92), Campo Verde (78), Pontes e Lacerda (66), Nova Mutum (59), Jaciara (49), Rosário Oeste (45), Cáceres (43), Alta Floresta (43), Sapezal (39), Guarantã do Norte (37) e Aripuanã (36).
 
Nas últimas 24 horas, surgiram 249 novas confirmações em Alta Floresta (5), Arenápolis (2), Cáceres (2), Campo Novo do Parecis (2), Canarana (1), Confresa (6), Cuiabá (133), Guarantã do Norte (6), Guiratinga (1), Lucas do Rio Verde (17), Nossa Senhora do Livramento (1), Nova Marilândia (1), Nova Mutum (7), Nova Ubiratã (1), Nova Xavantina (1), Poconé (1), Primavera do Leste (5), Querência (1), Rondonópolis (23), São Jose do Rio Claro (1), Sinop (7), Sorriso (4), Tangará da Serra (9), Várzea Grande (9) e municípios de outros Estados (3).
 
Sem casos
 
Outro levantamento feito pelo Olhar Direto, com base nos dados divulgados no fim da tarde do último domingo (07), pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), apontam que 16 municípios de Mato Grosso, que tiveram pacientes que testaram positivo para a Covid-19, não tem mais casos ativos da doença. Apesar disto, ainda existe a preocupação das autoridades com subnotificação e, por conta disso, o pedido é que as medidas de isolamento e de biossegurança sejam seguidas.

Ao todo, são 16 os municípios que não tem casos confirmados em monitoramento. Em seis deles, houve registro de pelo menos um óbito. Veja abaixo a lista:
 
  1. Alto Araguaia – dois óbitos e oito casos recuperados
  2. São Pedro da Cipa – um óbito e seis casos recuperados
  3. Ipiranga do Norte – cinco casos recuperados
  4. Curvelândia – um óbito e três casos recuperados
  5. Rio Branco – três casos recuperados
  6. Vale São Domingos – um óbito e um caso recuperado
  7. Rondolândia – dois casos recuperados
  8. Poxoréu – dois casos recuperados
  9. Porto Alegre do Norte – dois casos recuperados
  10. Jauru – um óbito e um caso recuperado
  11. União do Sul – um caso recuperado
  12. São Felix do Araguaia – um caso recuperado
  13. Ponte Branca – um óbito
  14. Nova Monte Verde – um caso recuperado
  15. Alto Paraguai – um caso recuperado
  16. Alto Garças – um caso recuperado

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet