Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Um quarto das espécies de antílope estão em extinção

Mais de 25% das 91 espécies conhecidas de antílopes são consideradas em perigo de extinção, de acordo com uma atualização da lista vermelha da IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza), a tabela oficial das espécies ameaçadas.


O estado de várias espécies de antílope piorou desde a última avaliação completa, que foi feita em 1996, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza. 

"O armazenamento não sustentável --seja de comida ou remédios-- e a invasão humana no habitat desses animais são as piores ameaças enfrentadas pelos antílopes", disse Philippe Chardonnet, diretor da Fundação Internacional para a Conservação dos Animais Selvagens.

Cinco espécies estão entre as mais ameaçadas, a gazela dama, o duiker de Ader, a saigs, o hirola e o adax. O órix já está em extinção, mas estão avançados os esforços para reintroduzí-la.

Cerca de 70% das espécies de antílopes não são ameaçadas, incluindo algumas que vivem em áreas habitadas por humanos. A Índia, por exemplo, abriga quatro delas e só uma está em extinção.

"Apesar da pressão de viverem perto de 1,2 bilhão de pessoas, antílopes estão muito bem na Índia", disse o dr. David Mallon, co-presidente, com Chardonnet, do grupo de especialistas em antílopes da IUCN.

"Não é uma coincidência que na Índia, onde esses animais vivem melhor, haja uma tradição muito pequena de caça [apontada como grande problema para a conservação destes animais] e a posse de armas seja rara por lá."
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet