Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Por um bom tempo

Emanuel afirma que Cuiabá vive “novo normal” e população deve aprender a conviver com o vírus

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Emanuel afirma que Cuiabá vive “novo normal” e população deve aprender a conviver com o vírus
Máscara cobrindo boca e nariz, frasco de álcool em gel no bolso e evitando levar as mãos ao rosto e ir a aglomerações. Esta, segundo Emanuel Pinheiro, deve ser a realidade do povo cuiabano “por um bom tempo”. O prefeito classificou a fase da capital mato-grossense como o ‘novo normal’, e afirmou que as pessoas terão que conviver com o vírus.


Leia também:
Estudo aponta que Cuiabá já teria mais de 11 mil pessoas infectadas pelo coronavírus

As declarações foram dadas durante uma reunião promovida pela Associação Mato-grossense de Municípios (AMM), na última terça-feira (16). “Qual é sua orientação, prefeito? É a mesma do começo: se puder, fique em casa. Cuide dos grupos de risco da sua família, especialmente dos idosos, mantenha a higiene pessoal e familiar, oriente sua família e você dê o exemplo, lave as mãos constantemente com água e sabão ou álcool em gel e não saia. Se tiver que sair, a partir desse novo normal, por favor, use a máscara, evite transporte coletivo, não participe de aglomerações, não entre em filas, cuide da higiene pessoal e da higiene do ambiente em que você vai, exija máscara. Se você for no comércio ou num estabelecimento, exija o distanciamento social, exija as medidas de biossegurança dentro desse ambiente e comece a viver esse novo normal absolutamente diferente no nosso cotidiano, no nosso dia a dia”, disse.

A capital completa, hoje, quase cem dias desde o primeiro decreto emitido pela Prefeitura. Segundo Emanuel, a intenção foi preparar a saúde pública para lidar com o contágio do vírus. Para ele, o pico deve ser na segunda quinzena de julho. “O vírus iria numa velocidade mais lenta, ganharia força no início de maio aceleraria no final de maio, tomaria uma velocidade maior em junho e julho. A segunda quinzena de julho atingiria o pico e, se nós fizermos o dever de casa, ele começa a cair. Em agosto cai mais lento, setembro cai mais forte, outubro cai mais forte ainda e tende a dar uma acalmada no início de novembro”, prospecta, com base nos dados do Comitê de Enfrentamento. 

Outro objetivo do isolamento social, segundo Pinheiro, era preparar e conscientizar a população. “Se até hoje existe nos nossos municípios aquela faixa da população que ainda não acredita, que é relaxada mesmo, que não está nem aí, imagina se não houvesse todo um preparo de comunicação, de orientação, de conscientização?”, apontou.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, a saúde do município trabalha em sua ampliação, com novos equipamentos, testes laboratoriais e leitos de UTI sendo disponibilizados. “Procedendo dessa forma, nós vamos conter a proliferação mais rápida do vírus e vamos manter o achatamento da curva. Isso em Cuiabá significa o quê? Significa que nós estamos num crescimento de 6% a 7% ao dia da taxa de incidência e isso é alto. Mas em Manaus e Belém, por exemplo, era 30% ao dia. Então, Cuiabá está numa taxa normal. A gente briga pra baixar! Mas estamos entre as menores taxas do país”. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet