Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Política MT

nova chapa

Mestre em agronegócio, candidata à reitoria quer ‘drones’ para segurança e parcerias institucionais na UFMT

Foto: Divulgação

Sandra Negri e Danieli Backes

Sandra Negri e Danieli Backes

Uma das candidatas a assumir a reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso, a mestre em agronegócio e doutora em administração Danieli Artuzi Pês Backes, traz críticas contundentes à atual gestão, principalmente em relação à forma de empregar os recursos recebidos do Governo Federal. Dentre as propostas de sua chapa, denominada “Juntos Somos + UFMT”, estão o investimento em segurança no campus, com a instalação de câmeras e monitoramento por drones, e as parcerias institucionais com diversas organizações, como setor produtivo e das organizações sociais do Estado.


Leia também:
Pesquisadores da UFMT projetam que Mato Grosso pode ficar sem leitos de UTI antes do final do mês

Danieli é professora do curso de administração na UFMT desde 2012. Segundo ela, a motivação para disputar a reitoria veio no ano passado, quando a universidade passou por dificuldades financeiras, como um possível corte de energia após o anúncio do contingenciamento do orçamento federal.

"Naquele momento, a gestão falhava em vários pontos, incluindo na comunicação e na transparência. Não tínhamos ideia do que se passava em nossa instituição e mesmo com os pedidos de esclarecimentos, a reitoria não apresentava os números à comunidade acadêmica. Isso gerou insegurança e indignação, e a partir daquele momento, decidi sistematizar um projeto de reestruturação para a UFMT com todo o conhecimento que adquiri em minha tese de doutoramento e no bacharelado em Administração Pública, onde trabalhei por vários anos", afirma.

A candidata também faz questão de trazer à tona a questão da segurança no campus, e propõe a instalação de câmeras e monitoramento do campus por drones, além da criação de um plano de segurança para controlar sobre quem entra e quem sai do terreno da universidade. Sobre o restaurante universitário, Danieli se limitou a criticar, mas não apresentou nenhuma proposta por enquanto: “O restaurante é um problema bem complicado para a universidade, se trata de uma das maiores despesas, todavia o restaurante cumpre com papel social importantíssimo junto aos nossos estudantes, principalmente aqueles de condições econômicas menos favorecidas, e portanto, devem ter preços acessíveis”, disse.

A professora ainda defende que a Universidade busque recursos de diferentes fontes, como junto à bancada de Mato Grosso no Congresso, setor governamental, setor produtivo e das organizações sociais do Estado, por meio de parcerias institucionais.

Chapa

Junto a Daniela, a candidata à vice-reitoria da chapa “Juntos Somos + UFMT” é Sandra Negri, doutora em Administração e Mestre em Direito, professora do Curso de Direito no Campus Araguaia e pesquisadora da UFMT.

Veja as propostas da chapa:

- Defender e respeitar a autonomia universitária, uma das garantias constitucionais.
- Estar atentas, de forma crítica, às políticas do MEC e do MCT, inclusive CAPES e CNPq, defendendo sempre os interesses de nossa instituição, para o alcance da excelência em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, sempre em consonância com manifestações exaradas das instâncias colegiadas e fóruns específicos.
- Respeitar as instâncias universitárias, submetendo as decisões acadêmicas, políticas e administrativas aos seus órgãos colegiados (Colegiados de Departamentos, Colegiados de Cursos, Congregações de Faculdades e Institutos, Consuni, Consepe e Conselho Diretor).
- Gerir a Universidade na perspectiva de seu papel educativo, científico, cultural e inovador, sempre ao serviço da comunidade.
- Buscar continuamente o apoio e parcerias com a sociedade, objetivando o fortalecimento de nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
- Ser vigilantes e propositivas, no sentido de garantir que o espaço universitário seja inclusivo, interativo, plural, democrático e aberto à participação de todos.
- Primar pela qualidade na formação de nossos estudantes, fomentar a capacitação e a qualificação dos docentes e técnicos.
- Buscar continuamente meios para contribuir com o bem-estar e qualidade de vida do corpo universitário: servidores docentes e técnicos, e estudantes

Nova reitoria

Nesta sexta-feira (24) será realizada uma votação de consulta pública, quando será realizada a apuração dos nomes mais referendados pela comunidade acadêmica. A etapa seguinte será a composição da lista tríplice dentro dos conselhos da universidade. Até o dia 14 de agosto, o documento oficial com os três nomes deve ser enviado ao Ministério da Educação, órgão responsável, atualmente, pela escolha dos reitores das universidades federais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet