Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Rikbaktsa

Líder que ajudou na implantação do sistema de Saúde Indígena de MT morre de Covid-19

Foto: Reprodução / Facebook

Líder que ajudou na implantação do sistema de Saúde Indígena de MT morre de Covid-19
Um dos líderes indígenas da comunidade Rikbaktsa, Nelson Mutzie, morreu na noite da última quarta-feira (22) em Cuiabá, em decorrência da Covid-19. Ele estava internado em Cuiabá, para onde foi transferido após complicações da doença.


Leia também:
Quarto pastor da Assembleia de Deus morre de Covid-19 em menos de um mês em MT 

Nelson era um entusiasta da causa indígena. Foi ele um dos responsáveis pela implantação da “BibliÓca”, a primeira biblioteca indígena de Mato Grosso, em fevereiro deste ano. Também ajudou a construir o sistema de Saúde Indígena (Sesai). Durante a pademia, era defensor dos protocolos de prevenção.
 
Uma nota de falecimento foi emitida pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) de Vilhena. “A Covid-19 calou para sempre uma das vozes mais influentes entre as lideranças indígenas de Mato Grosso, Nelson Mutzie Rikbaktsa. Sempre defensor e preocupado com a preservação e valorização da memória dos povos indígenas, Nelson se tornou conhecido, querido e respeitado por todos”, lamenta.
 
O secretário adjunto de cultura de Juína, Adriano Souza, também lamentou a morte: “Nelson plantou sementes fortes de esperança... Obrigado meu amigo por nunca dizer não às minhas loucuras, por nunca desistir do seu povo e por acreditar que era possível sim um futuro melhor. Seu legado ficou, sua luta nós continuaremos por você!”.
 
Silvia Machado, diretora de cultura do mesmo município, completou: “que os guerreiros Rikbaktsa do plano espiritual lhe receba com honra e alegria. Agradeço o privilégio de ter cruzado a minha vida”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet