Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Política MT

DEVIDO A FILA

Deputado critica centro único de triagem e diz que local pode ser foco de proliferação do vírus

Foto: Jana Pessôa/Setasc-MT

Deputado critica centro único de triagem e diz que local pode ser foco de proliferação do vírus
O Centro de Triagem criado na Arena Pantanal pelo governo do estado para pacientes que com sintomas da Covid-19, com testes rápidos e distribuição de medicamentos chamados, é mais um alvo de crítica do deputado Lúdio Cabral (PT), que além de político é médico sanitarista. 


Leia mais:
Primeiro dia do ‘Centro de Triagem’ tem filas na madrugada; senhas acabam antes das 7h; veja vídeo

O parlamentar aproveitou uma entrevista ao Programa Onofre Jr e comentou que atitude de abrir um centro de triagem é positiva, mas forma como está sendo feita pode promover aglomeração e tornar o espaço um ponto onde a população estará sujeta a infecção. Além disso, Lúdio também criticou a compra de testes rápidos pelo estado. 

"O que poderia ter era um número maior de equipes, para atender o povo sem aglomeração. Naquela fila, com certeza a proliferação do vírus é maior. Infelizmente, o estado usou o caminho mais rápido fazendo teste rápido. Porém, o teste tinha que ser o PCR, que colhe exames do nariz. O teste rápido em sintomas iniciais ele vai dar sempre negativo. O estado consegue contrariar o próprio protocolo", criticou o deputado. 

Lúdio sugeriu que as centrais de triagem, que é um serviço a ser feito pelos municípios, em unidades básicas de saúde, teria que ser espalhada em pontos diferentes. Com equipes para consultar a população em seus bairros. 

"Fazer o Centro de Triagem é uma sugestão positiva. Porém, teria que ser em locais espalhados. Equipes no CPA, equipes na Arena, Equipes no Pedra 90, equipes no Coxipó, no Tijucal, em Várzea Grande. Para chegar na Arena, muitos vão precisar de transporte público ou alternativo. No caminho, muitos vão de Uber, de ônibus e isso aumenta a possibilidade de proliferação do vírus. Quanto mais perto da casa das pessoas seria melhor. Para evitar aglomeração. O mais pratico seria quatro ou cinco centro de triagem com quatro cinco equipes em cada tenda", explicou o deputado.

O Centro de Triagem começou a funcionar nesta quinta-feira (23), na Arena Pantanal. O primeiro dia foi marcado por longas filas, que dobravam o quarteirão e antes das 05h da manhã a população já se aglomerava nas imediações da Arena e Ginásio Aecin Tocantins.

Por dia, são 600 fichas para consultas que são entregues. às 06h da manhã. Os atendimentos, com 20 médicos e entrega de remédios começam às 07h. Neste pirmeiro dia, apenas 400 fichas foram entregues. O atendimento é das 07h às 17h de segunda a sábado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet