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Terça-feira, 28 de maio de 2024

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Ignore a mídia e os analistas, diz especialista

A apresentação do fundador do site turtletrader.com e autor do livro "Trend Following: How Great Traders Make Millions in Up or Down Markets", Michael Covel, foi a mais diferente e ácida entre as realizadas no 4º Congresso Internacional de Mercados Financeiro e de Capitais, realizado pela BM & FBovespa, em Campos do Jordão.


Em primeiro lugar, Covel não fez sua apresentação atrás do púlpito ou à mesa, como feito pelos outros participantes. Ele apresentou suas teses andando pelo palco com um daqueles microfones que ficam presos à cabeça, no estilo Steve Jobs, fundador da Apple. Além dos slides, Covel também lançou mão de trechos de vídeo, mais especificamente de seu documentário "Broke: The New American Dream", no qual ouviu investidores ao redor do mundo sobre suas estratégias de investimento.

Em segundo lugar, começou criticando a fala de alguns palestrantes anteriores de que 2008 era um ano para se esquecido e que o ano foi ruim para os fundos de hedge. Covel disse que os investidores devem aprender com os acontecimentos de 2008 e também mostrou alguns fundos de hedge que chegaram a ter retornos de 40%, 60% e até 100% no ano da crise.

Para Covel, o que aconteceu em 2008 foi um reflexo do comportamento humano. "Nós somos responsáveis por nossas perdas e ganhos, não Wall Street."

De forma simplificada, a visão de Covel é a seguinte: não é preciso saber o motivo pelo qual o mercado sobe ou desce, basta ter uma boa estratégia para tirar proveito dos movimentos do mercado. É isso que ele chama de "trend following".

Para o especialista, não há como analisar fundamentos ou imputar alguma previsibilidade ao mercado. "Só se sabe que há uma bolha depois que ela estoura", disse, perguntando "onde estavam as mentes brilhantes" no ano passado.

Covel também bateu forte nos fundamentalistas. "Você pode ter várias opiniões, mas na verdade nenhum deles sabe. É o mesmo que jogar uma moeda."

O modelo de negócio de Covel é bastante simples. Basta ser um investidor sistemático, montar e seguir friamente uma simples estratégia: se o mercado sobe, acompanhe; se cair, venda. Mas o importante é ter pontos de entrada e principalmente de saída muito bem definidos.

"Não importa saber a razão pela qual o petróleo subiu a US$ 140, mas sim tirar proveito disso", exemplificou Covel, dizendo que foi agindo dessa forma que alguns gestores fizeram fortuna em meio à crise. "A estratégia é estar preparado para qualquer lado que o mercado for."

Covel também não poupou críticas à imprensa especializada em mercado financeiro. Para ele, a mídia prende o espectador alimentando a ideia de que precisamos saber dos motivos.

Segundo Covel essa "necessidade de saber as razões" faz com que as pessoas busquem informações e opiniões todos os dias. Mas o que elas encontraram é um fundamentalista explicando o que aconteceu ou tentando prever o que vai acontecer ou justificando o erro da previsão passada.

Para ele, a mídia especializada cria essa necessidade e amarra o investidor nessa onda de se buscar algo novo, uma dica de compra, de venda, o tempo todo, todos os dias.

"Não entre em pânico ao ler os jornais. Não deixe se levar pelas manchetes. Não tenha emoção, seja sistemático. Se uma estratégia for ruim, saia dela", são alguns dos conselhos de Covel.

O "trend following" de Covel, no entanto, não é indicador para pequenos investidores, pois a quantidade de negócios a ser realizada diariamente para sustentar uma estratégia pode elevar muito o custo de gestão (corretagem e outras tarifas relacionadas à movimentação de ativos). A melhor alternativa para o pequeno investidor é buscar um fundo que seja "trend follower". Mas se o investidor quiser seguir sozinho, a indicação é: estude e monte sua estratégia definindo bem o quanto você quer arriscar.
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