Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

BELEZA DO CERRADO

Ipês amarelos colorem paisagem seca da estrada de Chapada na época de estiagem; veja imagens

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Ipês amarelos colorem paisagem seca da estrada de Chapada na época de estiagem; veja imagens
Em meio ao desgaste enfrentado por toda a população durante o combate e prevenção ao novo coronavírus, uma paisagem simbólica traz alegria e encantamento aos que passam pela estrada de Chapada dos Guimarães, a MT-251. A temporada de floração dos Ipês começou, e com ela pontos amarelos se destacam como verdadeiros oásis em meio à vegetação seca do Cerrado nesta época do ano.


Leia mais:
Incêndio de grandes proporções consome depósito de granja



Nas imagens registradas pelo Olhar Direto na estrada de Chapada, é possível perceber o contraste da vegetação seca com a beleza e esplendor dos ipês, que florescem por pouco tempo e de maneira escalonada. O amarelo é um dos últimos a florir.



Características da época da seca, as flores amarelas chamam atenção no fim do inverno mato-grossense, que carece de chuva há 69 dias na região da capital. É justamente nessa época que os ipês mostram toda a sua beleza.



Diferentes floradas
 
As floradas de Ipê costumam durar uma semana, em média, e variam conforme a pouca concentração de água na atmosfera. No caso do amarelo, ele pode se estender por até 10 dias e tem duas edições: uma após a do roxo, aproximadamente em julho, e outra em setembro, quando se anuncia a chegada da temporada de chuva. Ao fim desse período as árvores produzem frutos secos, do tipo cápsula, que quando maduras liberam sementes com alas a longas distâncias.



A florada do Ipê só acontece uma vez ao ano e somente durante este período é possível contemplar toda a beleza da árvore. Para os que gostariam de tê-la em casa, a recomendação é de que sejam plantadas a uma profundidade considerável, de pelo menos dois metros, uma vez que suas extensas e fortes raízes podem causar rachaduras em paredes e calçadas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet