Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Reforma e ampliação de policlínicas minimizarão impactos da reforma do Pronto Socorro

As obras de reforma e ampliação das policlínicas Dr. Clóvis Pitaluga (Planalto) e Dr. José Vinagre (Verdão), que devem ser concluídas até o final do mês de setembro, vão melhorar a qualidade do atendimento oferecido ao cidadão usuário do SUS/Cuiabá, tornando os serviços mais ágeis, humanizados e com muito mais resolutividade. Ao mesmo tempo, vão melhor estruturar o sistema descentralizado de saúde para suprir as necessidades que advirão da reforma do Hospital e Pronto Socorro Municipal, a ser iniciada em breve, o que exigirá que atendimentos de menor urgência e complexidade sejam absorvidos pelas policlínicas.


Estão sendo investidos recursos em torno de R$ 8 milhões do programa federal Qualisus, com contrapartida do município, dos quais R$ 4 milhões serão utilizados para reformar o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá tão logo as obras das duas policlínicas estejam concluídas. “Teremos um fluxo melhor de pacientes, reduzindo o tempo de espera e um resultado final mais eficaz”, explica a enfermeira Maria José Vieira, diretora de Atenção Secundária da Secretaria de Saúde de Cuiabá.

As policlínicas, ressalta o secretário de Saúde de Cuiabá, Luiz Soares, são referência para a atenção secundária e para as unidades de saúde, oferecendo serviço de assistência ambulatorial especializado de média complexidade e pronto-atendimento. “As policlínicas agora contam com três médicos por plantão (clínico, pediatra e generalista)”, informa o gestor, acrescentando que os profissionais terão melhores condições de trabalho com a reforma e ampliação das unidades.

Além do PA, as policlínicas – que em outros estados são chamadas de UPAS – contam com equipe multiprofissional, formada por assistente social, psicólogo, psiquiatra e outros especialistas, que atendem nos ambulatórios, com horário marcado. “Estamos reestruturando os serviços dessas unidades para melhoria e humanização do atendimento prestado à população usuária do SUS/Cuiabá”, conclui o secretário, frisando que a reforma e ampliação das policlínicas é que garantirão suporte para que a secretaria reforme o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá.

Policlínicas foram duplicadas

As policlínicas do Planalto e Verdão tiveram suas áreas construídas praticamente duplicadas com as obras de reforma e ampliação, já em fase de conclusão, o que proporcionará mais conforto ao cidadão usuário do SUS e aumentará sua capacidade de atendimento.

O diretor administrativo da Secretaria de Saúde de Cuiabá, Rômulo Guimarães, informa que na Policlínica do Verdão a obra inclui reforma completa do ambulatório, aumento da recepção, construção de um auditório para reuniões, palestras e ações de educação em saúde, ampliação do Pronto Atendimento (PA) com aumento do número de consultórios de três para cinco. A unidade passou a ter duas entradas: uma para pacientes graves que chegam de ambulância e outra para os casos mais simples. Ainda vai ser possível aumentar de 12 para 18 o número de leitos de observação do PA. O prédio, que tinha uma área de 931,51 m2, ganhou mais 705,17 m2 de área construída.

A Policlínica do Planalto passa por reforma semelhante, porém a unidade também ganhou um amplo anexo de serviços com dez ambientes que serão utilizadas para consultas médicas e de enfermagem, exame de ulltrassonografia, eletrocardiograma, tratamento de feridas, sala de curativo e drenagem de abcessos. A unidade ainda ganhará um setor de Raio-X. Sua área construída era de 697,82 m2 e com a reforma e ampliação a policlínica ganhou mais de 819,46 m2 de área.

Policlínicas

Verdão – Avenida Agrícola Paes de Barros, s/n - Verdão, 3617-1456 Planalto – Av. dos Trabalhadores, s/n, Planalto, 3617-1415 Pascoal Ramos – Rua Benedito Antônio, s/n, Pascoal Ramos, 3617-1651 Coxipó – Rua 24 de agosto, s/n – Vista Alegre, 3617-1632 Pedra 90 – Avenida Principal, s/n, Pedra 90, 3617-1955 CPA I - Rua Óbidos, s/n, CPA I, 3617-1467.

Serviços

Pronto Atendimento Adulto e Infantil, psicólogia, assistência social, fonoaudiologia, Núcleo de reabilitação (fisioterapia), além das seguintes especialidades: dermatologia, cardiologia, ortopedia, pneumologia, urologia, gastro, ginecologia e obstetrícia, psiquiatria. Raio-x.

Seis unidades darão suporte ao Pronto durante reforma

Tão logo as obras de reforma e ampliação das Policlínicas do Verdão e Planalto sejam concluídas, a Secretaria de Saúde de Cuiabá dará início à reforma dos setores de urgência e emergência do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá. Os serviços não serão suspensos durante as obras porque as seis policlínicas darão suporte ao Pronto Socorro, onde permanecerão ativos o Centro Cirúrgico, as UTIs e o atendimento aos casos de extrema gravidade.

De acordo com o diretor geral do HPSMC, o médico intensivista Huark Correia, a reforma envolverá a urgência e emergência do Pronto Socorro, que inclui Box de Emergência, Pronto Atendimento Adulto e Pronto Atendimento Infantil. A obra, que não envolverá e nem afetará o Hospital Municipal que fica nos fundos do Pronto Socorro, proporcionará mais agilidade no atendimento ao paciente, melhores condições de trabalho aos profissionais e o Pronto Socorro passará efetivamente a trabalhar de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde.

Ele reforça que o atendimento não será totalmente suspenso. As cirurgias continuarão ocorrendo e as UTIs continuarão funcionando. O PA Adulto e Infantil e o Box de Emergência serão remanejados, porém só receberão pacientes encaminhados pelo SAMU, pelas policlínicas e outras viaturas oficiais (bombeiros, PM.). O Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), que fica no prédio do Hospital Hunicipal, também funcionará normalmente, além de lavanderia, restaurante, setores administrativos e as enfermarias adulto, infantil, brinquedoteca, sala de fisioterapia, lactário e outros.

“As seis policlínicas de Cuiabá estarão preparadas para atender os casos de urgência e emergência. Estas, por sua vez, encaminharão os casos de alta complexidade (que necessitam de cirurgia de urgência e UTI) para o Pronto Socorro”, tranqüiliza o médico, destacando a importância das policlínicas neste processo, já que haverá uma redução considerável na capacidade de atendimento do HPSMC durante as obras.

PS: 800 atendimentos por dia

O Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC) realiza cerca de 24 mil atendimentos/mês ou 800 atendimentos/dia, sendo 45% pacientes oriundos de outros municípios, de estados vizinhos como Acre e Rondônia e da Bolívia.

Possui mais de 20 especialidades, dentre elas cirurgia vascular, neurologia, neurocirurgia, pediatria cirúrgica, hematologia, oftalmogia, bucomaxilo, urologia, cirurgia geral, ortopedia, infectologia, cirurgia plástica, nutrição, psicologia, fisioterapia e outros. Tem o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) e o Centro de Informação Anti-Veneno (CIAVE), referências para a região Centro-Oeste, e é dotado de 244 leitos, 40 leitos de UTI, sendo 20 adultos, 10 pediátricos e 10 neonatal. As UTIS são as mais bem equipadas de Mato Grosso.

O PS também realiza exames de Raio X, tomografia, ultrassonografia, endoscopia e patologia clínica. Por mês, são mais de 10 mil exames de Raio X. Gera em torno de 1.400 empregos. Em suas instalações ainda funcionam setores importantes, como Ouvidoria do SUS, assistência social, brinquedoteca, banco de leite, setor de Acolhimento e Classificação de Risco, vigilância epidemiológica, educação continuada (oferece cursos permanentes de reciclagem aos profissionais), uma das lavanderias mais modernas do país, restaurante de alta qualidade, lactário, setor de segurança no trabalho, Sala do Vereador, laboratório de análises clínicas e posto do Hemocentro.

Capital carece de hospital de referência para atender pacientes de todo o estado

A principal deficiência enfrentada pelo Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), e que não será resolvida com a reforma da Urgência e Emergênia, é quanto aos leitos de retaguarda. O secretário de saúde do município, Luiz Soares, ressalta que o primeiro impacto, o Pronto Socorro resolve. Ou seja, salva a via do paciente que ali da entrada, seja lá qual for sua origem. Porém, ainda é pequeno o número de leitos para internar esse paciente até que ele esteja totalmente recuperado e pronto para voltar para casa. “Cuiabá é a única capital do país que tem um pronto socorro municipal como referência em urgência e emergência para todo o estado”, frisa o gestor, destacando a necessidade da construção de um hospital estadual ou federal em Cuiabá e que seja referência em urgência e emergência e alta complexidade para todo o Mato Grosso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet