Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

BAIXA UMIDADE

Nuvem de fumaça volta a invadir Cuiabá e previsão do tempo indica “clima de deserto” durante a semana

Foto: Reprodução

Região do Santa Rosa, em Cuiabá, na noite de domingo (09)

Região do Santa Rosa, em Cuiabá, na noite de domingo (09)

A população da Baixada Cuiabana voltou a sofrer com as consequências das queimadas que vêm tomando conta do Estado há mais de um mês. Na noite deste domingo (09), a Capital foi tomada novamente por uma nuvem de fumaça e chegou a registrar umidade relativa do ar próxima de 10%, o que representa estado emergência.

 
Leia mais:
- Vídeo flagra momento exato em que fumaça invade Cuiabá; assista
- Com área queimada equivalente a 100 mil campos de futebol, combate a incêndio no Pantanal ganha reforço

 
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a média da umidade relativa do ar não deve passar de 20% na Capital durante esta semana. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal para a saúde é entre 50% e 80%. Por isto, quando este índice fica entre 20% e 30% as regiões já entram em estado de atenção.
 
O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), emitiu aviso de atenção para todas as cidades de Mato Grosso por conta da baixa umidade.
 
De acordo com o CPTEC, a amplitude térmica durante esta semana também preocupa. A temperatura mínima registrada entre a madrugada desta segunda-feira e próxima sexta-feira (14) será de 18ºC, enquanto a temperatura máxima pode chegar até 41ºC. A probabilidade de chuva durante todos os dias é de apenas 5%.
 
Não chove há mais de 80 dias em Cuiabá e, além disso, a região metropolitana vem sofrendo as consequências da imensa onda de incêndios que atinge o Pantanal e que já destruiu mais de um milhão de hectares de vegetação. De janeiro até agora, as chamas já destruíram uma área enorme, equivalente a oito cidades de São Paulo. O fogo ainda está sem controle e novos focos surgem a todo momento.

Defesa Civil orienta

Diante desse quadro de estiagem extrema, a Defesa Civil de Cuiabá alerta a população para os cuidados que se deve tomar. Confira:

- Evitar a prática de atividades físicas (exceto natação) ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 16 horas, especialmente entre as 12 e 15 horas, período de maior calor do dia, quando a umidade do ar fica mais baixa.

- Aumentar a ingestão de líquidos, que podem ser água, sucos, frutas aquosas (melancia, melão, laranja), chá, entre outros.

- Colocar vasilhas ou baldes com água nos ambientes, ou mesmo toalhas molhadas nas janelas. Se disponível, usar umidificador de ambiente, para melhorar o nível de umidade do ar.

- Na alimentação, procurar usar alimentos mais leves, com muitas folhas (saladas) e legumes (quanto mais aquoso melhor, tomate, chuchu, abobrinha) evitando produtos industrializados e enlatados, aumentar a oferta de sucos naturais, água de coco e frutas com alto teor de água (melancia, maça, laranja, melão, uva, tangerina, manga, caju).

- Notando sinais de desconforto ou sinais de dificuldade na respiração, desânimo e abatimento, o auxílio médico deve ser procurado de imediato.

- Não queimar o lixo ou as folhas secas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet