Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Economia

Fundo Social do pré-sal poderá investir em infraestrutura, diz Dilma

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, disse nesta segunda-feira (31), após anúncio do marco regulatório do pré-sal, que o Fundo Social criado para aplicar a receita com o petróleo da camada pré-sal também poderá ser usado em investimentos em infraestrutura. Neste caso, o dinheiro investido terá de retornar ao fundo, já que a operação seria uma espécie de aplicação.


A proposta original do governo previa investimentos dos recursos em educação, combate à pobreza, cultura, ciência e tecnologia e meio ambiente

“Tem dois aspectos no fundo. Um é a sua valorização, já que ele vai estar aplicado e teremos princípios de gestão muito rígidos. Mas a aplicação do fundo pode ser inclusive em infraestrutura, que rende. Do tipo hidrelétrico, por exemplo. É um investimento garantido. Chova ou faça sol, tem garantia da remuneração. Então, entre outros investimentos pode ter investimento em infraestrutura social, desde que seja remunerada. Pode investir em ações, em títulos. Pode fazer política internacional de aplicações”, explicou Dilma.

O outro aspecto é o investimento fim do fundo, que não precisa ser remunerado futuramente. “Nós somos um país que tem que dar para o fundo um caráter de combate e redução da pobreza, investimento em inovação tecnológica e científica. Vamos ter que fazer um imenso esforço para qualificar a educação. É um investimento que posso fazer a fundo perdido. Sem expectativa de retorno que a aplicação vai me dar”, comentou.

A ministra disse ainda que os recursos do Fundo Social não serão contingenciáveis e que ainda não dá para quantificar seu tamanho.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet