Olhar Direto

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Cidades

encurralados

Militares cercados pelo fogo no Pantanal são resgatados por avião da FAB; veja fotos

Foto: Jeférson Prado/ComSoc 6°DN

Militares cercados pelo fogo no Pantanal são resgatados por avião da FAB;  veja fotos
Seis militares do Corpo de Bombeiros ficaram cercados pelo fogo no Pantanal mato-grossense e precisaram ser resgatados pelo Esquadrão Pantera da Força Aérea Brasileira (FAB). O episódio aconteceu na última sexta-feira (14). Os brigadistas combatiam os focos de incêndios na região, por meio da Operação Pantanal, deflagrada pelo Ministério da Defesa.


Leia mais:
Em 10 dias, Mato Grosso teve mais queimadas do que o mês de junho inteiro no Pantanal

Os militares estavam em uma área, quando as chamas se aproximaram e alastraram com rapidez. Em busca de local seguro para se abrigarem, foram surpreendidos por uma área de pântano, onde começaram a afundar. O helicóptero foi acionado e efetuou o resgate dos homens.


Foto: Jeférson Prado/ComSoc 6°DN

A aeronave Black Hawk decolou da sede do Centro de Coordenação da Operação Pantanal, em Poconé, às 11 horas e voou até a posição dos brigadistas para realizar o resgate.

O helicóptero manteve o voo pairado, próximo ao solo para facilitar o acesso dos brigadistas até a aeronave, enquanto o homem de resgate SAR (do inglês, Search and Rescue – Busca e Salvamento), com apoio dos Bombeiros, desceu até área do pântano para o resgate. Ao final, o Esquadrão retornou com os militares para a sede. Toda a operação teve duração de 25 minutos na cena de ação.


Foto: Jeférson Prado/ComSoc 6°DN

A tripulação do helicóptero era formada por cinco militares, sendo dois pilotos, dois mecânicos e um homem de resgate. Esta foi a primeira missão real realizada pelo piloto, tenente Aviador Paulo Sergio Martins Júnior.

Foto: Jeférson Prado/ComSoc 6°DN

Para ele, é gratificante e recompensador, trabalhar para salvar vidas. “Atuar em um resgate como este mostra que toda exigência durante os treinamentos é de extrema importância, especialmente por ajudar as pessoas em momentos de dificuldades”, conta.

Operação Pantanal

O Centro de Coordenação da Operação está instalado no aeródromo do Sesc Pantanal, em Poconé, ponto estratégico para o emprego dos meios de Força Aérea. Participam da operação embarcações e helicópteros da Marinha, do Exército e da Aeronáutica; Fuzileiros Navais com curso de incêndio florestal; e agências federais e estaduais.


Foto: Jeférson Prado/ComSoc 6°DN

As estimativas apontam que uma área de 204 mil hectares, o equivalente a 285 mil campos de futebol, já foi atingida pelo fogo no Pantanal, nos municípios de Barão de Melgaço e Poconé.  As equipes de combate terrestre estão atuando na região desde o dia 21 de julho. 
 
Líder em queimadas em todo o território brasileiro, Mato Grosso registrou 2.594 focos de calor nos dez primeiros dias de agosto, o que simbolizou um aumento de 7% em relação a todo o mês de julho, com 2.429 focos, e quando iniciou-se o período proibitivo de queimadas no estado.

O número também representa o aumento de 30% em relação ao registrado no início de agosto de 2019. A maior parte ocorreu no Pantanal, com 1.074 focos (41%), seguido da Amazônia, com 936 focos (36%), e do Cerrado, com 584 focos (23%).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet