Olhar Direto

Domingo, 04 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Operação Joio

PF e Ibama suspendem atividades de madeireiras e garimpos ilegais no Norte de MT

Foto: Divulgação

PF e Ibama suspendem atividades de madeireiras e garimpos ilegais no Norte de MT
A Polícia Federal e o Ibama deflagaram a Operação Joio, com objetivo de apreender madeiras e interromper garimpos ilegais nos municípios de Marcelândia e Novo Mundo, na região Norte de Mato Grosso. A ação, que contou com apoio da Polícia Militar, ocorreu entre os dias 17 e 29 deste mês. Foram aplicados mais de 890 mil reais em multas.


Leia mais:
Médica é agredida pelo namorado policial e deixada trancada em apartamento

A Operação se dividiu em duas fases. Na primeira, o objetivo foi combater a exploração ilegal de madeiras na região, mais precisamente em empreendimentos receptores de madeira ilegal, cuja origem é de áreas protegidas e não autorizadas, que se utilizam de créditos fraudulentos no sistema de controle para esquentar o produto florestal objeto do crime ambiental. Foram realizadas auditorias nos empreendimentos madeireiros no município de Marcelândia. Oito madeireiras foram suspensas, e uma madeireira totalmente ilegal foi fechada.

O uso de créditos florestais oriundos de áreas autorizadas é prática frequente utilizada por empreendimentos madeireiros infratores na tentativa de esquentar madeira extraída ilegalmente. Essas madeiras são extraídas geralmente em Terras Indígenas, Unidades de Conservação ou outras áreas não autorizadas, e acabam entrando no mercado legal com o uso desses créditos fraudulentos.

Foram bloqueados mais de 1600 m3 de crédito fraudulento. Isso significa que se impediu a extração ilegal do equivalente a 80 caminhões de madeira em tora. Foram apreendidos ainda 540 m3 de madeira ilegal e destinadas a Prefeituras Locais e à Polícia Militar, na condição de fiel depositário, para uso em favor da sociedade.

Também foram identificadas áreas de floresta exploradas ilegalmente e incêndios ilegais na região, com a qualificação e autuação dos responsáveis.

Já na segunda fase da Operação, realizada em Novo Mundo, o foco foi o combate a garimpos ilegais na região. Foram embargados 3 garimpos ilegais e apreendidas máquinas e motores utilizados na prática ilegal. Dois garimpeiros foram detidos por posse de armamentos e munições, sendo estes também apreendidos.

Além da madeira, foram apreendidos maquinários utilizados na prática dos crimes ambientais, sendo 3 escavadeiras hidráulicas, dois tratores de esteira, 1 trator de pneu, 4 motores de garimpo, um caminhão e 4 mil litros de diesel. Os maquinários foram destinados às prefeituras locais na condição de fiel depositário.

Os resultados obtidos em campo ainda são preliminares, pois alguns alvos de desmatamento e incêndio florestal ainda precisam ser contabilizados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet