Olhar Direto

Terça-feira, 14 de maio de 2024

Notícias | Política MT

FOGO E DESTRUIÇÃO

Mendes diz que está atuando contra queimadas e cobra municípios: “quando era prefeito, tínhamos uma brigada”

12 Set 2020 - 14:11

Da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino Pereira

Mendes diz que está atuando contra queimadas e cobra municípios: “quando era prefeito, tínhamos uma brigada”
Quando 12% do Pantanal já foi devastado pelo fogo e o mundo assiste à morte da fauna e da flora deste bioma, o governador Mauro Mendes (DEM), ao ser questionado sobre a situação das queimadas no estado, fez uma cobrança aos prefeitos e disse estar fazendo tudo o que é possível. Ele ainda sustentou que fazia sua parte quando comandava o Palácio Alencastro.


Leia também:
Com Pantanal em chamas, Cuiabá volta a bater o recorde de dia mais quente do ano

“Quando eu era prefeito [de Cuiabá] nós tínhamos uma brigada da Prefeitura à disposição. Então tem algumas prefeituras no Estado que estão ajudando muito bem, porque é papel delas cuidar também do seu município, da área ambiental. Nós estamos fazendo também tudo o que é possível, não temos poupado esforços nem recursos”, declarou o chefe do Executivo, em entrevista na última quarta-feira (9).

Segundo reportagem divulgada pela National Geographic na última semana, de janeiro a agosto de 2020 foi queimada, no Pantanal, uma área correspondente a 12 cidades de São Paulo. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais indicam que houve, somente até 3 de setembro, 10.316 focos de incêndio, o maior número desde 1998, quando se iniciaram os registros. Em Mato Grosso, 95% da destruição foi em áreas de vegetação nativa, de acordo com o Instituto Centro de Vida (ICV).

O governador, no entanto, afirma que o Executivo Estadual tem cumprido seu papel. “Primeiro fizemos uma grande campanha educativa, gastamos contratando divulgação pra fazer uma conscientização ambiental das pessoas, pra não colocar fogo, alertando para os problemas das multas. Porque eu tenho dito, gente, vou repetir mais uma vez. Quem apostar na ineficiência do Estado, que isso não vai dar em nada não, vai se arrepender amargamente”.

O democrata aposta na penalização de quem iniciou o fogo, e na tecnologia, inclusive com imagens de satélite, para identificá-los. “Nós estamos fazendo isso, temos hoje mais de 2500 pessoas em todo o estado de Mato Grosso combatendo incêndio, estamos aplicando recursos do governo do Estado no Corpo de Bombeiros, recursos da Sema, da Polícia Ambiental, muitos voluntários trabalhando, alguns municípios ajudando a combater”, disse.

Apesar de todo o empenho, o governador lembrou que o momento é adverso, e voltou a comparar a situação com a da Califórnia, que também sofre com as queimadas. Também não deixou de afirmar que o governo federal tem sido parceiro no combate. “Operação Verde Brasil no combate ao desmatamento tem sido importante, no combate também às queimadas. Nós tivemos a presença do ministro há poucos dias, General Mourão, que está comandando a Verde Brasil II, tem sido parceiro. O exército está presente em muitas áreas do estado de Mato Grosso, nas terras indígenas, nos parques federais... nos ajudando. É o momento de todos se ajudarem e eu não posso reclamar de maneira alguma da presença e de ajuda do governo federal”, disse.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet