Olhar Direto

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Projeto defende 15% de vagas do Prouni aos deficientes

Tramita na Câmara um projeto de lei que se aprovado beneficiará os mais de 24 milhões de brasileiros que possuem algum tipo de deficiência, seja ela física ou mental. O projeto, de autoria do deputado federal Eliene Lima (PP-MT), garante 15% das vagas do ProUni (Programa Universidade para Todos) aos portadores de necessidades especiais.


Desde que foi criado em 2005, o programa federal de inclusão educacional defende que as universidades privadas ofereçam vagas para descendentes de negros, índios e para aqueles estudantes portadores de deficiência. Porém na Medida Provisória nº 213, que instituíu o ProUni, não ficou definido qual o percentual de alunos com deficiência que podem aderir ao programa.

“Não basta a lei dizer que existe um benefício ao cidadão, se ela não define quantos podem ter esse acesso”, afirma Eliene.

Para definir o percentual do projeto de lei, o autor do projeto se baseou nos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), do ano de 2000, ao qual define que 14,5% da população brasileira possuem algum tipo de deficiência. Pelo Censo, esse percentual de brasileiros apresenta alguma dificuldade permanente de enxergar, ouvir, locomover-se ou alguma deficiência mental.

“Acredito que esse projeto será aprovado, já que os parlamentares federais têm a consciência que os deficientes são os que mais precisam da classe política”, prevê o integrante da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet